CBL homenageia profissionais do livro em festa de fim de ano
PublishNews, Guilherme Sobota, 12/12/2022
Presidente da instituição até fevereiro de 2023, Vitor Tavares comentou realizações da sua gestão já em clima de despedida

A Festa de Confraternização do Mercado Editorial, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), ocorreu na última quinta-feira (9), em São Paulo, e homenageou diversos profissionais que completaram 25 e 50 anos de atuação no mercado entre 2019 e 2022.

Receberam a homenagem da CBL por 25 anos de atuação no setor: Alexsandro Ferreira (Buzz Editora); Antonio Carlos Bitiati (Editora Planeta); Cleide Messias (Disal); Edrian Josue Pasini (Editora Vozes); Fábio Mazzonetto (Phorte Editora); Henrique Farinha (Editora Évora e Livraria Internacional Sbs); José Gabriel da Silva (Editora Vozes); Luciana Borges (Companhia das Letras); Lucinda Marques de Azevedo (Editora Imeph); Luiz Rogerio Leite Nogueira (Editora Vozes); Marcel Cleante (Ciranda Cultural); Maria da Aparecida Saldanha (Livraria da Vila) e Zulmar Wernke (Editora Vozes).

Depois, Karine Pansa, Alfredo Weisflog e Luís Antonio Torelli entregaram as honrarias aos profissionais que ultrapassaram a marca de 50 anos de colaboração ao mercado editorial: Isis Valéria Gomes (CBL); Wander Soares (Apedu) e Raul Maia (DCL).

Por fim, Fernando Padula foi escolhido como o Amigo do Livro de 2022. A condecoração foi concedida, segundo a CBL, por toda a sua dedicação na Secretaria de Educação da cidade de São Paulo, em especial pela criação do “vale-livro” para alunos e professores na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Mudanças em breve na CBL

O mandato de Vitor Tavares, presidente da instituição, vai até fevereiro de 2023, quando serão realizadas novas eleições. No evento da quinta-feira (9), Tavares já falava em clima de despedida.

"Assumimos frente a muitos desafios: crise econômica, política, livrarias em crise, CBL perdendo associados", disse, na abertura da breve cerimônia. "Tivemos que nos adequar. Fizemos uma gestão com os pés no chão. Diminuímos custos e aumentamos receitas. A CBL era muito dependente da Bienal".

Ele também destacou que a maior parte da equipe da Câmara é composta por mulheres, que atualmente quase 100% do atendimento é on-line e que a retomada da Bienal, em 2022, foi um sucesso. O número de inscritos no Prêmio Jabuti (4,2 mil) e a manutenção do convênio com a Apex para o Brazilian Publishers também foram sublinhadas por Tavares.

"Estou feliz em entregar a CBL equalizada para a próxima gestão. A próxima gestão terá condições de levá-la ainda mais longe", concluiu.

Veja mais fotos da Festa:

Tags: CBL
[12/12/2022 11:30:00]