TikTok anuncia venda de livros dentro do app no Reino Unido
PublishNews, Beatriz Sgrignelli, 17/11/2022
Com a TikTok Shop, ainda sem data para chegar ao Brasil, empresa chinesa permitirá que o usuário compre livros das editoras parceiras dentro do app

O TikTok do Reino Unido anunciou hoje (17) que permitirá a compra de livros dentro do app das suas editoras e lojas parceiras, como a HarperCollins UK, a WH Smith, a Bloomsbury e a Bookshop.org. Segundo o portal The Bookseller, a iniciativa segue uma tendência da empresa, que criou a TikTok Shop, já liberou compras de outros setores em alguns países da Ásia e deve começar a testar essa nova tecnologia nos EUA em breve.

Para o mercado editorial, isso pode significar uma mudança na forma de promover seus títulos. O sucesso dos ‘booktokers’ e da comunidade #BookTok, com mais de 88 milhões de menções na plataforma até agora, tem impacto direto nas vendas de livros e nas listas de mais vendidos. O TikTok se pronunciou sobre a mudança e afirmou que “agora, além de compartilhar resenhas de livros e encontrar as últimas 'leituras obrigatórias' dos criadores do BookTok, a comunidade do TikTok pode comprar novos lançamentos, clássicos antigos e favoritos diretamente na TikTok Shop, tornando o TikTok um destino único para todos os livros”.

Imagem da loja no TikTok da editora HaperCollins UK
Imagem da loja no TikTok da editora HaperCollins UK

Na prática, o TikTok já alterou severamente o processo de venda de um livro, já que o sucesso de um título nas livrarias ficou cada vez mais dependente de uma enxurrada prévia de milhões de resenhas trocadas pelos usuários do aplicativo. Mas agora, com a compra direta pelo app, o futuro do mercado encontra outros questionamentos, como o papel dos influencers, a possível dependência ao aplicativo e sua loja, as consequências para as livrarias e outros players de vendas de livros, como a própria Amazon.

Criada em 2017 com o nome Musical.ly, visando postar vídeos com músicas dubladas, a rede social chinesa foi comprada pela também chinesa ByteDance e se tornou o TikTok. Nos seus vídeos de até três minutos, com variados efeitos sonoros e visuais, é impossível não reconhecer o fator de grande influência na venda de livros a partir de 2020, no período de pandemia.

Um exemplo de como o aplicativo faz diferença nas vendas é o título Um de nós está mentindo. O livro de Karen McManus está no catálogo da Galera Record desde fevereiro de 2018. Naquele ano, pela apuração do PN, o título teve 3.523 cópias vendidas. Caiu para 439 no ano seguinte e desapareceu do Ranking em 2020. Muitos podiam acreditar que a vida do livro tinha se esgotado, um movimento natural no mercado. Mas, por conta do TikTok, o livro foi ressuscitado, com mais de 82 milhões de visualizações na #weareliars. As vendas explodiram e muitos outros títulos seguiram o mesmo movimento, explodindo na plataforma e nas vendas.

A TikTok Shop ainda não tem data de lançamento prevista para o Brasil, mas o melhor é se preparar para mais uma mudança no mercado. Autores, editoras e livrarias serão afetados pela tecnologia nos próximos anos e, se a tendência digital continuar crescendo no ritmo atual, é muito provável que ela tenha grande impacto nos celulares, computadores e os bolsos dos consumidores e leitores brasileiros.

[17/11/2022 11:00:00]