Tocalivros Bibliotecas realiza 'Semana da Biblioteca Digital'
PublishNews, Redação, 11/11/2022
Evento on-line ocorre de 16 a 18/11 com o objetivo de apoiar e promover discussões em torno de temas como mediação de leitura, acervo digital e implementação de bibliotecas digitais

A Tocalivros Bibliotecas, que oferece milhares de títulos em audiolivros e e-books por meio de bibliotecas digitais personalizadas, realiza na próxima semana, de 16 a 18 de novembro, o evento “Semana da Biblioteca Digital”, com o objetivo de apoiar e promover discussões em torno de temas como mediação de leitura, acervo digital e implementação de bibliotecas digitais.

Por meio de quatro webinares, serão mostrados os benefícios e diferenciais da produção e divulgação dos audiolivros, além de projetos sociais que podem ser realizados com a plataforma. O intuito da Tocalivros é apoiar o setor de bibliotecas digitais, visto que as discussões acerca do tema no Brasil são escassas e que muitos profissionais ainda possuem dúvidas sobre o assunto, bem como as bibliotecas digitais ainda carecem de políticas públicas para esse segmento.

O evento é destinado a profissionais de bibliotecas, secretários, leitores, instituições de ensino e alunos que tenham interesse em promover o acesso à leitura através do acervo digital em dois formatos: audiolivros e e-books.

O Tocalivros Bibliotecas será transmitido pelo Youtube e Facebook da Tocalivros e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento. Durante o evento, haverá o sorteio de uma biblioteca digital Tocalivros e a instituição contemplada terá uso gratuito - a partir de 2023 - pelo período de um ano, além de mentorias da Tocalivros. Haverá, também, emissão de certificado virtual para os participantes.

O primeiro webinar, sobre mediação de leitura com livros digitais está marcado para quarta (16), às 19h, com participação de Genésio Manoel (SP Leituras) e mediação de Hanna Gledyz (Tocalivros).

No dia 17, às 11h, Marcelle Queiroz (Biblioteca Estadual do ES), Clayton Heringer (Tocalivros) e Sthefanny Maiochi (Tocalivros) falam sobre audiolivros nas bibliotecas; e às 19h, Renata Costa (Palavralida), Ilca Bandeira (Bibliotecária) e Fernanda Cabral (Tocalivros) discutem sobre a leitura digital como direito humano.

Para terminar a programação, no dia 18, às 11h, o tema será “Como implementar e promover uma biblioteca digital”. O bate-papo terá Sthefanny Maiochi (Tocalivros), Fernanda Cabral (Tocalivros), com participação especial de Aline Nascimento (Biblioteca Estadual do MA) e mediação de Ilca Bandeira (Bibliotecária).

A Biblioteca Digital Tocalivros

A Tocalivros Bibliotecas é um setor da Tocalivros criado para atender exclusivamente bibliotecas e iniciativas de incentivo à leitura.

Fundada em 2014, por meio de editais de fomento ao setor digital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a empresa conta hoje com uma plataforma de assinatura, onde todas as pessoas interessadas podem ter acesso a mais de 20 mil audiolivros e 40 mil e-books.

Em 2020, a Tocalivros Bibliotecas foi gerada visando o desenvolvimento de um ambiente diferenciado, com acervo amplo e diversificado para atender bibliotecas e projetos de leitura. A atuação se dá com a comercialização de planos mensais e anuais de bibliotecas digitais em ambiente desenvolvido para atender profissionais de bibliotecas e leitores.

Em 2021, a Tocalivros, em parceria com a Recode (ONG que promove o empoderamento digital da população), criou o projeto Biblioteca Digital Tocalivros, sendo possível beneficiar 149 bibliotecas públicas, municipais e comunitárias de forma gratuita pelo período de um ano. Esse primeiro projeto foi finalizado em março deste ano.

A Biblioteca Digital Tocalivros é considerada uma extensão da biblioteca física, agregando o acervo da instituição, que possui mais de 40 mil títulos, com o objetivo de disponibilizar o uso, via aplicativo de modo on-line e off-line, e também pelo site, de milhares de livros, otimizando tempo e espaço para os leitores.

[11/11/2022 11:29:00]