Eventos homenageiam o poeta Torquato Neto
PublishNews, Redação, 1º/11/2022
A programação, que fa parte do ciclo ‘Viva Torquato Neto’, está agendada entre os dias 03 e 09 de novembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro

Torquato Neto
Torquato Neto
O Círculo de Poemas, uma coleção de poesia e um clube de assinaturas que nasceu da parceria entre as editoras Fósforo e Luna Parque, realiza uma série de eventos em homenagem a Torquato Neto, poeta brasileiro, jornalista e letrista de música popular. Os eventos, que são parte do Ciclo Viva Torquato Neto, estão agendados entre os dias 03 e 09 de novembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O primeiro evento será um curso gratuito sobre Torquato Neto e acontecerá no Centro de Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4ºandar – São Paulo / SP), das 15h às 17h, na quinta e na sexta(03 e 04), e das 15h às 18h na segunda-feira (07). O curso sobre o tropicalista está dividido em três encontros. Nos dois primeiros, o jornalista Claudio Leal vai abordar o pensamento de Torquato sobre a música popular e sua conversão ao Tropicalismo, no início de seu projeto poético de vanguarda. Em seguida, entra em foco a sua fase pós-tropicalista, seus choques com o Cinema Novo e suas conexões com a contracultura na coluna “Geleia Geral”, na Última Hora, e na revista Navilouca, editada por ele e Waly Salomão. No encerramento, no dia 07, Leal conversa com o cineasta Ivan Cardoso após a exibição do filme Nosferato no Brasil (1971), seu clássico em super-8 no qual Torquato atua como um vampiro em visita ao Brasil.

O segundo evento marca o lançamento do livro O fato e a coisa, de Torquato Neto, na Livraria Blooks (Praia de Botafogo, 316 - Rio de Janeiro / RJ), no dia 09 de novembro, às 19h. Além do lançamento, um bate-papo com os convidados Paulo Roberto Pires, Ítalo Moriconi e Aline Rocha.

O terceiro evento será o lançamento da mesma obra, mas agora na Casa de Francisca (Rua Quintino Bocaiúva, 22 – São Paulo / SP). Haverá um show intitulado Pessoal intransferível. Gustavo Galo, Tomás Bastos e Gustavo Cabelo (todos integrantes da Trupe Chá de Boldo) interpretam as canções de Torquato Neto, dando a ver a força das letras do multiartista, em especial as parcerias com Jards Macalé e Carlos Pinto, canções do início dos anos 70.

Além de comemorar o lançamento do livro O fato e a coisa, o show marca os 50 anos de morte de Torquato, com o único volume organizado pelo autor e que permaneceu inédito por muitos anos. Na apresentação, o trio receberá alguns convidados, entre eles, Thiago E, músico e poeta piauiense que trabalhou na edição do livro no Acervo Torquato Neto em Teresina.

[01/11/2022 08:00:00]