Eliane Brum vence melhor livro-reportagem no Prêmio Vladimir Herzog
PublishNews, Redação, 19/10/2022
Ganhadora com a obra ‘Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia centro do mundo’, a escritora e jornalista gaúcha denuncia a devastação na Floresta Amazônica

Eliane Brum
Eliane Brum
A escritora e jornalista Eliane Brum venceu o 44º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Livro-reportagem, com a obra Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo. O livro é publicado pela Companhia das Letras. Ela, com quase 35 anos de experiência como repórter, adotou a floresta como casa ao se mudar de São Paulo para Altamira, no Pará, epicentro de destruição e uma das mais violentas cidades do Brasil desde que a hidrelétrica de Belo Monte foi implantada.

Na obra, Brum denuncia a escalada de devastação que leva a floresta aceleradamente ao ponto de não retorno. E vai mais além ao refletir sobre o impacto das ações da minoria dominante que levaram o mundo ao colapso climático e à sexta extinção em massa de espécies. Neste percurso, a autora cruza com vários seres da floresta e mostra como raça, classe e gênero estão implicados no destino da Amazônia e da Terra, tornando o livro essencial para o jornalismo.

O Prêmio Vladimir Herzog foi criado em 1978 e é considerado uma das mais significativas distinções jornalísticas do país, já que reconhece trabalhos que valorizam a democracia, a justiça e os direitos humanos.

A cerimônia de premiação está marcada para 25 de outubro, às 20h, no Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024 – São Paulo / SP). A tradicional Roda de Conversa que antecede o evento será transmitida pela TV PUC e CanaI Universitário de São Paulo, das 14h às 17h.

[19/10/2022 09:00:00]