O que comemorar no Dia Nacional da Leitura?
PublishNews, Zoara Failla*, 11/10/2022
Zoara Failla, coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, fala da data comemorada no dia 12 de outubro, sobre as diversas formas de leitura, sua importância e poder transformador

Infelizmente, se nossa lente revela que metade dos brasileiros (48%) não são leitores, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, temos pouco a comemorar. Se buscarmos quem são leitores de literatura, em livros, o resultado é, ainda, mais desanimador: somente 18% dos brasileiros declararam ter lido algum livro de literatura em um período de três meses.

Mas alguns preferem usar “outras lentes” para ver esse “retrato” e dizem que nunca se leu tanto na internet e nas redes sociais. É verdade! Se vamos comemorar qualquer leitura, Ok! Nunca se leu, e se escreveu, tanto.

Mas ler não é somente decodificar palavras ou mensagens. Toda leitura desenvolve o hábito de ler e a competência leitora. Leitura de livros, gibis, jornais ou revistas, leitura na internet, não importa o conteúdo, o meio ou o suporte, o simples ato da leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de acesso à informação, ao conhecimento e à ficção e possibilita o desenvolvimento de habilidades linguísticas e de análise e crítica dos conteúdos lidos. É por meio da leitura que, de forma autônoma, aprendemos e acessamos todo o conhecimento produzido pela humanidade.

Mas qual leitura vamos comemorar neste dia?

Aquela que acontece nas redes sociais e que nos possibilita a comunicação e o compartilhamento de ideias, ou, aquela leitura que nos desvenda o mundo, nos transforma em cidadãos críticos e possibilita acessar a maior parte do conhecimento acumulado pela humanidade?

Vamos comemorar a leitura que nos transforma.

Ler literatura é desvendar um mundo contado, sentido por outro, ou outros. Vivenciar as emoções e experiências narradas por um outro desperta empatia e emoções que não vivemos. Descobrimos o que é se sentir velho antes de ser velho; sentir fome, medo, discriminação, perdas ou vitorias... Nos prepara para viver o que ainda não vivenciamos.

A leitura de literatura, ao nos repassar um conhecimento, experiência ou fantasia narrada por outro, por meio da escrita, age como mediadora e nos aproxima desse outro, do seu olhar, das suas ideias, das suas emoções. Além do aprendizado e da construção de conhecimento, desperta a compreensão e a empatia. A leitura, nesse sentido, nos humaniza ao possibilitar perspectivas de compreensão de nós mesmos, de outras culturas, valores, mundos e experiências. Nos ajuda a agir de maneira mais cidadã, a respeitar as diferenças e a pensar de maneira mais coletiva.

Sim! Nunca foi tão importante comemorar a leitura que nos humaniza e nos liberta de manipulações. A leitura possibilita desvendar verdades, nos informar e construir novos conhecimentos. A leitura nos transforma em protagonistas de nossas vidas e sujeitos da transformação social.

Mas quase 50% dos brasileiros não são leitores e somente 18% são leitores de literatura.

Talvez, neste dia, devemos clamar por políticas públicas que garantam o direito à leitura a todos os brasileiros. Que garantam a alfabetização funcional e a compreensão leitora, pois sem essas habilidades, dois em cada quatro brasileiros não irão compreender o que leem. Políticas públicas que garantam a formação leitora e o gosto pela literatura a todos os estudantes do ensino básico. A formação de professores leitores e o acesso aos livros, com a universalização das bibliotecas escolares.


* Zoara Failla é coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Socióloga pela UNESP, com mestrado em psicologia social na PUC-SP e pós-graduação pela FGV-SP. Foi consultora do PNUD e coordenou o Programa de Melhorias do Ensino Médio/SEE-SP; consultora em projeto de formação nos 5 PALOPS; entre outras atividades na área. Desde 2006, responde pela área de projetos do Instituto Pró-Livro e já coordenou vários projetos da instituição, dentre eles: O Programa Mais Livro e Mais Leitura, em parceria com o MINC; a Plataforma Pró-Livro e as três edições do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. Coordenou, também, as cinco últimas edições da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, e é autora de vários artigos sobre comportamento leitor do brasileiro.

Tags: Zoara Failla
[11/10/2022 09:00:00]