Publicidade
Publicidade
Um encontro para todos os elos da corrente do livro
PublishNews, Redação, 10/10/2022
No Podcast do PN, a conversa é sobre o evento marcado para os dias 26, 27 e 28/10 em Campinas, para discutir o mercado; Vitor Tavares, da CBL, e João Scortecci, da Abigraf, falam sobre a programação

Um encontro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com as outras entidades relevantes do mercado editorial, reúne de forma inédita os diversos profissionais da cadeia do livro. O Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, marcado para os dias 26, 27 e 28 de outubro, em Campinas, carrega o tema “O livro que nos une”.

Nesse evento, que conta com curadoria do jornalista Leonardo Neto, serão discutidos temas caros ao setor, como a Lei Cortez, a sustentabilidade da cadeia do livro, inovações tecnológicas, metaverso, e-commerce, o fenômeno do TikTok e os influencers, entre outros assuntos. Para falar sobre o encontro e dar detalhes da programação, o Podcast do PN conversou com dois dos organizadores: Vitor Tavares, presidente da CBL, e João Scortecci, dono do Grupo Editorial Scortecci e presidente da Abigraf, Associação Brasileira da Indústria Gráfica.

Segundo Scortecci, que é editor, livreiro e dono de gráfica, as reuniões entre os players do mercado estavam acontecendo, mas faltava um integrante essencial na cadeia, que são os gráficos. “O encontro vem da nossa amizade e da nossa necessidade diante do momento em estamos vivendo. A presença dos gráficos agora vai enriquecer o debate. Eu até tenho a sugestão de incluir os autores numa nova edição, para que a cadeia do livro fique completa. Todas as peças dessa grande engrenagem precisam conversar.”

Vitor destacou a resiliência do mercado livreiro e a necessidade de união de esforços para enfrentar os problemas, mas deseja que o encontro em Campina também ajude a todos no sentido de olhar para a frente. “Temos muitos problemas para discutir, mas é importante pensarmos o futuro do nosso mercado. Já estamos num momento um pouco melhor, mas não dá para parar de avançar.”

Os dois concordam sobre a extrema importância da Lei Cortez, que aguarda votação do Congresso para criar um mecanismo de limitação de descontos para o livro recém-lançado, que será tema de mesa no encontro.

Interessados em participar do encontro podem se inscrever clicando aqui. O ingresso custa R$ 660 para não associados e R$ 462 para associados da CBL e entidades parceiras do evento: Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Liga Brasileira de Editoras (Libre) e Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

A hospedagem não está inclusa no valor do ingresso, mas os participantes terão várias opções de hospedagem como o hotel Contemporâneo, hotel Anhanguera e no próprio Royal Palm Plaza Resort. A central de atendimento é única, e pode ser contatada através do telefone (19) 2117-8002 ou por e-mail reservas@royalpalm.com.br. Além disso, utilizando o código EELDG2022 os inscritos garantem valores especiais em suas reservas.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Se você não lê, como você quer que seu filho leia?
Pedro Herz
Livreiro brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar