Na jornada do escritor, ele é herói de sua própria história
PublishNews, Ricardo Almeida*, 06/10/2022
Em artigo, Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores, fala sobre as dificuldades do escritor em sua criação, estabelecendo relações com os conceitos de 'A jornada do autor', do antropólogo Joseph Campbell

Segundo levantamento realizado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), em 2021 foram vendidos cerca de 409 milhões de livros e foram lançados algo em torno de 48 mil livros. Os números mostram o crescimento do setor, mas escrever e lançar uma obra vai muito além de criar e publicar uma narrativa. Contar histórias fascinantes reunindo todos os elementos que capturem a atenção do leitor é só uma parte do trabalho. Assim como A jornada do herói funciona como uma fórmula na construção de histórias, acredito que, paralelamente, é preciso construir outra jornada: a do autor.

Assim como o conceito criado pelo antropólogo Joseph Campbell, no qual apresenta uma forma cíclica de contar histórias, em que o protagonista precisa vencer diversos obstáculos para se tornar um herói, durante sua trajetória, o escritor também precisa superar diversos desafios.

Utilizando como base A jornada do herói, o escritor Christopher Vogler lançou em 1998, o livro A jornada do escritor, que faz uma detalhada análise, tomando como base filmes que marcaram época. Resultado de anos de estudo sobre mitos e arquétipos, junto à experiência do autor na indústria cinematográfica norte-americana, trazendo a experiência como uma grande aventura de iniciação, na qual escritores, criadores e leitores podem aprender sobre suas inspirações culturais e sobre seus próprios aprendizados.

Ter consciência de todo o caminho entre ferramentas de escrita criativa, como publicar um livro e até um panorama sobre o mercado editorial, posicionamento, comportamento e técnicas de marketing digital para a divulgação da obra, são pontos que precisam ser levados em consideração por autores que buscam desenvolvimento e crescimento para suas carreiras.

A jornada do herói é uma diretriz, uma receita a ser seguida, mas não é uma fórmula matemática a ser levada ao pé da letra. A medida principal do sucesso ou excelência de um autor não deve ser cumprimento de padrões estabelecidos, mas seu efeito duradouro junto ao público. Assim como a narrativa, forçar um escritor a manter um modelo estrutural é limitá-lo. Escrever é magia. É se conectar com alguém, a um mundo de distância e mil anos além, com nossos pensamentos mais profundos e transcender as fronteiras do espaço e tempo e por meio das palavras.


Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores | © Divulgação
Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores | © Divulgação
*Ricardo Almeida é fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil

[06/10/2022 11:00:00]