Autora de mais de 200 títulos, Elainne Ourives volta aos Mais Vendidos
PublishNews, Thales de Menezes, 30/09/2022
'Cocriador da realidade', da pesquisadora em Reprogramação Mental, estreia na lista na segunda posição, ficando atrás apenas de 'O poder da cura', livro do padre Reginaldo Manzottí

Elainne Ourives | © Divulgação
Elainne Ourives | © Divulgação
Depois de liderar a lista dos Mais Vendidos do PublishNews por três semanas consecutivas em agosto, o padre Reginaldo Manzotti volta agora ao topo com seu O poder da cura (Petra). Mas a grande surpresa da lista Geral da apuração está na segunda colocação, ocupada por um livro que estreia na pesquisa nesta semana: Cocriador da realidade (Gente). A autora, Elainne Ourives [foto], é detentora de números impressionantes.

Pesquisadora de Reprogramação Mental, Neurociências e Física Quântica há mais de 26 anos, ela já publicou mais de 200 livros digitais. Seus cursos on-line têm hoje cera de 200 mil alunos, em mais de 30 países. Seu novo título defende que todos têm o potencial da cocriação da realidade, trazendo conceitos de Neurociências para que o leitor domine a relação entre mente e consciente e inconsciente, para fazer o melhor uso das ferramentas para essa cocriação.

O poder da autorresponsabilidade (Gente), lançado por Paulo Vieira em 2018, completa o pódio da semana e mostra sua inabalável vocação best-seller.

A semana aponta um aumento nas vendas na casa dos 8%, uma boa reação diante da queda de 6% no período anterior. E a grande responsável pela elevação é a categoria Autoajuda, com fortíssimos 63% de crescimento nas vendas. Tiveram aumento, mas em números bem menos expressivos, Não ficção e Negócios, com elevações, respectivamente, de 5% e 1%. As categorias que tiveram queda de vendas foram Ficção (-10%) e Infantojuvenil (-19%).

Yuval Noah Harari | © Divulgação
Yuval Noah Harari | © Divulgação
Em Infantojuvenil está uma das estreias mais badaladas da semana, Implacáveis: como nós conquistamos o mundo (Vol. 1), da Cia das Letrinhas, que é o primeiro livro escrito para jovens pelo historiador israelense Yuval Noah Harari, best-seller mundial com Sapiens: uma breve história da humanidade. O livro, que vendeu 386 exemplares na semana e garantiu o sétimo lugar da lista, inicia uma tetralogia voltada para leitores a partir de nove anos que são, segundo o autor, “os futuros líderes do mundo”.

Além do livro de Elainne Ourives, a lista de Autoajuda tem mais dois títulos estreantes na semana. Em quinto lugar, É tudo uma questão de desequilíbrio (Gente), de Diogo Franco, rebate a ideia de que a busca do equilíbrio em todas as áreas da vida esteja ao alcance de todos. Para o autor, é importante repensar o equilíbrio como sinônimo de amadurecimento e conquista de bem-estar físico e mental.

A outra estreia, na 17ª posição, é Você aguenta ser feliz? (Sextante), do psiquiatra Arthur Guerra e do publicitário Nizan Guanaes. A dupla transformou em relato literário o processo de tratamento de Nizan com Guerra, que acredita no poder das mudanças de estilo de vida para melhorar a saúde mental. O publicitário contribui com sua experiência sob os cuidados do médico. Ser feliz dá trabalho, mas os autores mostram que isso é possível e apontam o caminho.

Em Negócios, também dois estreantes. Um deles é Foque a ação, colecione resultados (Gente), de André Heller, no qual o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei fala de esforço e dedicação aliados ao reconhecimento de cada jornada para chegar à conquista dos maiores sonhos. Em Coragem inabalável (Gente Autoridade), o autor Marcelo Bianchini usa sua própria experiência de vida, de um período longo no sistema penitenciário até se tornar um empresário de sucesso, para compartilhar estratégias de desenvolvimento pessoal e de negócios.

Mais dois novos títulos na categoria Não ficção: Felicidade (Principium), no qual a médica Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta a parte biológica desse estado de espírito, além de se apoiar no pensamento filosófico antigo e moderno para entender melhor a sensação, e Novena de Nossa Senhora do Sorriso e de Santa Teresinha (Loyola), compiladas por Patrício Sciadini.

A última das nove estreias da semana é o mangá Chainsaw Man Vol. 09 (Panini), um dos quatro títulos do gênero que a editora consegue emplacar no período entre os 20 mais vendidos dessa categoria.

No Ranking das Editoras, há um empate na primeira colocação. O Grupo Companhia das Letras e o Grupo Editorial Record têm, cada um, 12 títulos figurando em todas as listas. Depois vem a Sextante, com 11 obras, seguida da Planeta, com sete.

[30/09/2022 09:00:00]