Psicanalista best-seller faz sua estreia na ficção
PublishNews, Redação, 26/09/2022
Elisama Santos, autora de 'Educação não violenta', lança hoje em São Paulo 'Mesmo rio' (Record), romance sobre uma mãe que impacta de formas diferentes a vida de seus três filhos

Elisama Santos | © Divulgação
Elisama Santos | © Divulgação
A psicanalista Elisama Santos já frequenta as listas de best-sellers há tempos, com as obras Educação não violenta (2019), Por que gritamos? (2020) e Conversas corajosas (2021), três livros dedicados à parentalidade e às relações familiares. Ela começa agora uma nova fase na carreira de autora, lançando seu primeiro livro de ficção, Mesmo rio (Record), como uma sessão de autógrafos nesta segunda, às 19h, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 - São Paulo / SP).

Trazendo como personagens a família Soares, o romance faz reflexões sobre limites familiares, machismo e carga mental. De certa forma, é uma continuidade do seu trabalho de não ficção que flui para o romance. O livro convida os leitores a conhecer as histórias e as mentes de Rita Marília e Lucas, três irmãos que cresceram na mesma casa, mas se deparam com faces diferentes de dona Maria Lúcia, mãe deles.

O título do livro parte da teoria de Heráclito: “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio”. Da mesma forma, para a autora, é impossível ser a mesma mãe para todos os filhos, e isso tem consequências marcantes na construção familiar.

Uma noite marcará para sempre a vida dos personagens. A autora nutre a expectativa dos leitores para o momento. “O fim é um copo que se enche aos poucos, com palavras ditas e engolidas. É um copo cheio de olhares rancorosos, de contas em aberto, de expectativas não assumidas, de frustrações. Relações bem cuidadas se transformam, tomam novos rumos”, explica Elisama.

[26/09/2022 10:00:00]