Casey McQuiston coloca mais um livro entre os Mais Vendidos
PublishNews, Thales de Menezes, 16/09/2022
Autora do best-seller 'Branco, vermelho e sangue azul', também na lista, inclui agora 'Eu beijei Shara Wheeler'; categoria Infantojuvenil tem estreia de cinco títulos da Brasileitura

Casey McQuiston | © Divulgação
Casey McQuiston | © Divulgação
Numa semana com muitas novidades, a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews traz 15 títulos estreando na apuração. Entre eles, Eu beijei Shara Wheeler (Seguinte) deve ter chegado para ficar e deve subir rapidamente para os primeiros lugres. É o terceiro livro da americana Casey McQuiston, autora do best-seller young adult Vermelho, branco e sangue azul, que está em sétimo lugar na categoria Infantojuvenil. A escritora esteve no Brasil na semana passada, participando de encontro com leitores na Flipop, em São Paulo.

Eu beijei Shara Wheeler estreia na 17ª colocação na categoria, e tem como protagonista a garota Falase Beach, que está batalhando para ser escolhida como oradora da turma em sua formatura. Sua maior rival nessa disputa é Shara Wheeler, a queridinha de todos, a garota mais popular da escola. Mas, para surpresa geral, sua rival simplesmente desaparece sem deixar rastros. Além da comoção que o sumiço da garota provoca em toda a comunidade, Falase carrega um mistério a resolver: na véspera de seu desaparecimento, Shara a beijou na boca, sem maiores explicações.

Nesta semana, a venda dos livros subiu 1%. Mesmo tão pequeno, o aumento é animador, depois de a lista ter apresentado três semanas seguidas de queda. Infantojuvenil é a categoria com melhor desempenho, elevando as vendas em 38%. Negócios também foi bem, com alta de 28%. Ficção e Não ficção tiveram pequenas quedas, de 1% e 5%, respectivamente. O pior resultado foi em Autoajuda, com uma queda de 24%.

O crescimento em Infantojuvenil tem relação direta com as boas estreias do selo Brasileitura, que emplacou cinco títulos de duas coleções. Uma das séries é Superkit de colorir, que aparece com os títulos La Fadinne (quarto lugar na lista) e Clássicos adoráveis (na sexta posição). A coleção Meus clássicos favoritos ocupa da oitava a décima posições com os títulos Os três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve. Outra estreia da categoria é Superkit para colorir e inspirar: O Pequeno Príncipe (Todolivro), empatado na quarta posição com Superkit de colorir: La Fadinne. A Brasileituia pertence ao Grupo Todolivro, que então chega a seis títulos ocupando a lista.

A categoria Ficção tem as estreias de O telefone preto e outras histórias (HarperCollins), reunião de contos de terror de Joe Hill que entra na 18ª posição, e o mangá One Piece – 102 (Panini), no 20º lugar. A série One Piece, de Eiichiro Oda, colocou outra edição na lista há algumas semanas, One Piece 3 em 1 Vol. 1, também da Panini, agora em 16º lugar.

Não ficção apresenta três novidades. Em décimo lugar, O negócio do Jair: A história proibida do clã Bolsonaro (Zahar) é fruto de três anos de investigação da jornalista Juliana Dal Piva para desvendar o passado da família que hoje comanda o Brasil. O título do livro vem do próprio ambiente interno da família, que, segundo apuração da autora, trata as atividades do grupo sob suspeitas criminais como “o negócio do Jair”.

A 12ª colocação na categoria está com Animalidade (Alta Life), de Ingrid Newkirk e Gene Stone, que reúnem no volume as novas informações descobertas nas últimas décadas sobre o comportamento dos animais. os estudos revelam que eles são impressionantes com inteligência emoções e redes complexas de comunicação além de um sem-número de habilidades.

A terceira estreia em Não ficção é Ao Brasil, com amor (Autêntica), que reúne uma troca de cartas entre os jornalistas Jamil Chade que vive em Genebra, na Suíça, e Juliana Monteiro, moradora em Roma. na Itália. São cartas que refletem inquietações, expectativas e incertezas em um momento histórico de transição no Brasil, que eles acompanham do outro lado do Atlântico.

A raiva não educa. A calma educa. (Astral Cultural), de Maya Eigenmann, é uma das duas novidades na lista de Autoajuda. Pedagoga e educadora parental, a autora compartilha com pais tudo o que sabe sobre educar crianças, mostrando que esse processo não precisa nem deve ser autoritário, constrangedor e ameaçador. Na educação respeitosa, proposta pela autora, considera-se as necessidades e os sentimentos da criança, sem deixar de colocar os limites necessários na criação.

Os 10 hábitos da memorização (Gente), de Renato Alves, ocupa a 13ª colocação em Autoajuda. É um guia prático para o leitor aprender dez hábitos que podem ajudar a desenvolver a memória e a nunca mais esquecer informações importantes.

A última das 15 novidades da semana é A real sobre empreender, outro título da Gente. O livro de Brian Requarth está em terceiro lugar na categoria Negócios. O autor deixa claro que a jornada do empreendedor pode ser solitária e estressante, mas qualidades como determinação, convicção, humildade para aprender e coragem de pedir conselhos podem tornar a caminhada mais leve.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras recupera a primeira posição, com 13 títulos nas listas. empurrando o Grupo Editorial Record para a segunda colocação, com 12 obras. Em terceiro lugar vem a Sextante, com nove livros nesta semana.

[16/09/2022 10:00:00]