O livro quer ajudar equipes escolares na revisão de processos que mesmo antes da crise sanitária já apresentavam problemas. O desafio maior é organizar a escola em novas bases, experimentando práticas mais ativas, com diálogos e colaboração. O caminho precisa ser rumo a uma escola mais democrática e inclusiva.
Os episódios de Na escola: um podcast para o diretoras e diretores têm seis capítulos, estruturados para promover a reflexão e dar subsídios para atuação dos diretores e suas equipes num contexto de intensas transformações sociais. Podem ser ouvidos de forma independente da obra, explica Teresa Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC. "Organizamos os capítulos a partir de três eixos: aprofundamento conceitual, análise dos contextos das escolas e planejamento de ações para as mudanças que se fazem necessárias no cenário atual da educação. É uma abordagem que alia teoria e prática para apoiar a atuação do gestor na promoção da reviravolta que precisamos fazer na escola. É fundamental reconhecer o potencial desse profissional na liderança da comunidade escolar e na implementação das políticas na escola”.
“Sabemos que cada Estado do país conta com desafios específicos em sua região e por isso, é fundamental apoiar os profissionais de direção para que estejam melhor preparados para os novos tempos da escola. Temos grande satisfação de colaborar com uma obra que se propõe a contribuir para que nessa jornada todos os nossos estudantes sejam incluídos", acrescenta André Lázaro, diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana.
Segundo Ivan Aguirra, diretor de Marketing e Serviços Educacionais da Editora Moderna, as escolas têm hoje o desafio de se organizar em novas bases, dialogando com a comunidade. “Neste livro, diretores e lideranças escolares terão um norte para promover novos projetos e processos a luz de todo o aprendizado que tivemos nos últimos anos."
O livro pode ser acessado neste link. Serão distribuídos 68 mil exemplares impressos para diretores e diretoras escolares em todo o país.