Viúva de José Saramago lança livro hoje em São Paulo
PublishNews, Redação, 26/08/2022
Pilar del Río escreveu 'A intuição da ilha: os anos de José Saramago em Lanzarote', contando quase duas décadas em que o casal morou na ilha perto do Marrocos, até a morte do autor, em 2010; seu centenário de nascimento é comemorado em 2022

Pilar del Río e José Saramago | © Divulgação
Pilar del Río e José Saramago | © Divulgação
Pilar del Río, presidente da fundação José Saramago e viúva do autor português, está no Brasil para uma homenagem ao centenário de nascimento do escritor. Ela participará nesta sexta-feira (24) do lançamento de seu livro A intuição da ilha: os dias de José Saramago em Lanzarote, com conversa aberta ao público e sessão de autógrafos na livraria Megafauna, em São Paulo.

O livro, editado pela Companhia das Letras, conta como Pilar e Saramago decidiram morar na ilha espanhola de Lanzarote, próxima do Marrocos, e relata, em capítulos breves, a preparação do casal para a mudança e os muitos momentos que viveram ali. Eles passaram 18 anos na ilha vulcânica, até a morte de Saramago, em 18 de junho de 2010.

A casa onde eles moraram foi transformado em um museu. O livro contém um caderno de fotos de Saramago na casa, em muitas das imagens acompanhado dos amigos escritores que o visitavam.

Hoje, a partir das 19h, Pilar del Río conversa com a crítica literária e editora Rita Palmeira na livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200, loja 53, Centro - São Paulo / SP). Após o bate-papo, Pilar irá autografar o livro.

A intuição da ilha: os dias de José Saramago em Lanzarote tem 304 páginas e custa R$ 99,90. A tradução do volume é de Sérgio Machado Letria.

[26/08/2022 09:00:00]