Veronica Stigger fala de sua obra no Itaú Cultural
PublishNews, Redação, 24/08/2022
Ganhadora do Jabuti, a autora gaúcha participa de bate-papo na programação do evento virtual Roda de Leitura, comentando três contos de seu mais recente livro, 'Sombrio ermo turvo'

Veronica Stigger | © Divulgação_Eduardo Sterzi
Veronica Stigger | © Divulgação_Eduardo Sterzi
Ganhadora do Jabuti, a escritora, crítica de arte, curadora independente e professor universitária Veronica Stigger será entrevistada pela poeta Ana Estaregui na nesta quarta-feira (24), na programação do Roda de Leitura, realizado pelo Itaú Cultural. O evento é virtual e nele serão lidos três contos da autora: O poço, Os pobres e O passeio, todos publicados no livro Sombrio ermo turvo (Todavia).

Renata Pimentel, que faz a curadoria e mediação do Roda de Leitura junto com Ana, define que a obra de Verônica tem “escritos em uma prosa curta e vigorosa, contos que produzem imagens que projetam na imaginação do leitor um real em aberto flerte com o fantástico, com o humor, com a ironia e, inclusive. com o sombrio." Segundo ela, “são contos intrigantes, em prosa breve que invocam recursos poéticos, dramáticos e desvelam o cotidiano com ironia e acidez”.

Depois de publicar três livros de contos, Veronica Stigger recebeu os prêmios Machado de Assis, na categoria Autor Estreante, e Açorianos, em Narrativa Longa, com seu primeiro romance, Opisanie Swiata (Cosac Naify, 2013) .Sul (Editora 34, 2016) levou o Prêmio Jabuti, na categoria Contos. Sombrio ermo turvo foi finalista dos prêmios Jabuti, Oceanos e Minuano. Ela já lançou seis livros e suas obras foram traduzidas para espanhol, catalão, francês, sueco, inglês, italiano, alemão e indonésio.

O projeto Roda de Leitura tem encontros quinzenais construídos a partir de uma seleção de textos curtos de prosa e poesia, escolhidos no acervo da Biblioteca Itaú Cultural. O evento de hoje é virtual e começa às 19h30, organizado pelo Itaú Cultural. Ingressos para acompanhar a transmissão devem ser reservados neste link.

[24/08/2022 09:00:00]