Ubu Editora oferece aulas sobre o filósofo Frédéric Gros
PublishNews, Redação, 16/05/2022
Obra do pensador francês, com foco nas questões relacionadas à guerra, ética e o direito de punir, ganha mais relevância com os conflitos entre Rússia e Ucrânia
Divulgação
Divulgação

Com o noticiário constante da guerra na Ucrânia, é natural o crescimento do interesse sobre o pensamento do filósofo francês Frédéric Gros [foto]. Professor de teoria política no Institut d’Études Politiques de Paris, um admirador de Michel Foucault – a ponto de talvez ser o maior especialista da atualidade sobre a obra do ídolo filosófico –, as questões relacionadas às guerras são um grande foco de seu trabalho, que discute ética e o direito de punir.

A Ubu Editora realiza nesta semana o curso O pensamento de Frédéric Gros em 2 tempos. Estão programadas duas aulas por Zoom, na quarta (18) e na quinta (19), das 19h às 21h.

A primeira é Caminhar, uma filosofia, com o filósofo Márcio Pereira, professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. No livro que dá nome à aula, Gros discute quais significados a simples atividade de deslocar um pé após o outro pode ter num mundo cada vez mais complexo. Fala de como caminhar pode ser um gesto de descompressão no cotidiano, ou um ato de desobediência, uma fuga do papel social de cada um.

A segunda aula, com Mateus Thomas Bauer, doutorando do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, se chama A ética da desobediência. Gros adota o sentido de Foucault para ética, como sendo a maneira como cada um constrói para si certa relação a partir da qual se autoriza a realizar determinada coisa, a fazer isto e não aquilo. A problematização ética da desobediência é o fio condutor das teses do francês, entre submissão, rebeldia, conformismo, transgressão e consentimento.

A Ubu já publicou dois livros de Gros, Caminhar, uma filosofia e Desobedecer.

A inscrição para as aulas custa R$ 69, mas é gratuita para os assinantes do Circuito Ubu, o clube de leitura da editora. Inscrições e informações podem ser acessadas no site da editora ou por e-mail.

Tags: Curso, Filosofia, Ubu
[16/05/2022 08:00:00]