Sandro Benelli é novo CEO da Saraiva
PublishNews, Redação, 31/03/2022
Executivo assume como diretor-presidente não estatutário. Em recuperação judicial desde 2018, grupo teve no ano passado primeiro balanço com lucro desde 2015

Sandro Alves Benelli foi anunciado pela Saraiva Livreiros, em recuperação judicial desde 2108, como seu novo diretor-presidente não estatutário. O conselho de administração da empresa aprovou a contratação da B Retail Consultoria em Gestão Empresarial, da qual Benelli faz parte, sendo indicado como novo CEO. Houve também a contratação da 3º Assessoria e Gestão de Negócios Ltda, assessoria da qual faz parte Francisco Haroldo Falcão de Carvalho, designado como diretor operacional.

Contratar um profissional com vasta experiência no mercado varejista e que não tivesse vínculos com a família dos controladores da Saraiva já era o perfil divulgado em fevereiro, quando Marcos Guedes deixou o cargo. Benelli traz experiência de 35 anos atuando em empresas como Corello, GPA, Carrefour e Casino (na França).

Depois de ter o seu primeiro plano judicial aprovado em fevereiro de 2021, a Saraiva abriu um edital para tentar vender parte da sua operação com o objetivo de levantar dinheiro para pagar parte de seus credores e ainda gerar caixa. Por conta da pandemia – e depois de três tentativas – a empresa não conseguiu encontrar compradores e, por conta de determinação da Justiça, a varejista tentou novamente aprovar o plano desde novembro passado.

Depois de seis adiamentos, no dia 07 de março, a Saraiva finalmente teve seu plano de recuperação judicial aprovado por 63,09% do valor dos credores presentes.

Primeiro lucro desde 2015

Nas demonstrações de resultados para os exercícios encerrados em 31 de dezembro de 2021 e 2020, a Saraiva exibe R$ 46 milhões de lucro em 2021, contra R$ 419 milhões de prejuízo no ano anterior. É o primeiro lucro registrado pela empresa desde 2015.

Em seu relatório mensal de atividades referente ao quarto trimestre de 2021 (4T21), a varejista apresentou prejuízo líquido de R$ 18,6 milhões. Em comparação com o mesmo trimestre de 2020, esse resultado representa um crescimento de 8,5%.

No 4T21 a receita bruta da varejista alcançou R$ 24,1 milhões, uma queda de 41% quando comparada com o 4T20. A receita líquida seguiu a mesma tendência no trimestre, apresentando redução de 41,6%.

A receita bruta de lojas físicas no 4T21, atingiu R$ 22,5 milhões, o que representa redução de 33,1% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Já o e-commerce, no 4T21, as vendas brutas apresentaram declínio de 78,3% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas líquidas reduziram em 79,6%. Quanto a isso, a Saraiva reitera que continua com a estratégia de rentabilidade, buscando maior margem bruta e menores despesas variáveis, gerando um ganho adicional na margem de contribuição para os próximos períodos.

O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), totalizou R$ 13,1 milhões negativos no 4T21, apresentando um ganho de R$ 3,2 milhões em relação ao 4T20.

A Saraiva alega que desde o início da pandemia, “sofreu os efeitos das políticas de restrição no varejo físico brasileiro, acentuando as dificuldades enfrentadas desde a crise econômica de 2015” e que com a redução gradativa de casos de Covid e a flexibilização das medidas de restrição “foi possível perceber a força de captação das lojas físicas, aumentando a confiança da Administração na sua capacidade de entregar resultados melhores em breve”.

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[31/03/2022 11:50:00]