Depois de duas Libertadores, Abel Ferreira quer o topo na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 25/03/2022
'Cabeça fria, coração quente', do técnico palmeirense, vendeu 1.074 exemplares na semana passada

Abel Ferreira | © S.E.Palmeiras
Abel Ferreira | © S.E.Palmeiras
Muita variedade na lista da semana dos Livros Mais Vendidos do PublishNews. São nove títulos estreando nas tabelas, e, mais do que isso, de nove editoras diferentes. Entre eles, até o livro do técnico palmeirense Abel Ferreira. Cabeça fria, coração quente (Garoa Livros) está em quarto lugar na lista de Não Ficção, com 1.074 exemplares vendidos. Foi escrito por Abel em parceria com Carlos Martinho, João Martins, Tiago Costa e Vitor Castanheira, integrantes da comissão técnica que o treinador português trouxe de seu país para cumprir, até agora, uma passagem vitoriosa no Palmeiras. O livro não é apenas para palmeirenses felizes com os dois títulos de Libertadores da América conquistados sob o comando de Abel, mas é interessante também para quem quer entender mais sobre os métodos mais modernos aplicados na preparação dos times.

Duas publicações da Matrix Editora lideram a lista de Não Ficção. E as duas trazem livros vendidos dentro de caixinhas.

O topo da lista está com O jogo dos dilemas, de Viviani Zumpano, com 2.242 exemplares vendidos. Para comunicar às crianças valores éticos que devem ser vivenciados por elas, 40 cartas oferecem dilemas para que os pequenos leitores reflitam e tentem encontrar uma solução. É um livro que pode ser usado em dinâmicas familiares, na escola e até entre crianças amigas. No segundo lugar, Puxa conversa – Família, de Paulo Tadeu, vendeu 1.789 unidades utilizando o mesmo recurso, com uma centena de cartas com perguntas para instigar a conversa das crianças com os pais.

O livro de Paulo Tadeu é o mais bem colocado entre os cinco estreantes em Não ficção. Além dele e de Abel Ferreira, PH de Noronha estreia bem, em quinto lugar, com Golpe derrotado (Máquina de Livros), sobre a prisão do prefeito de Niterói em 2018, que ficou detido por 93 dias sem prova alguma contra ele. Vendeu 697 unidades. Cuidados compartilhados na pandemia (Hucitec), com 389 exemplares vendidos, ocupa a décima posição relatando as experiências de atendimentos feitos pelo grupo voluntário Time Humanidades nos primeiros noves meses da pandemia de Covid-19 no Brasil. E Viva a vagina (Paralela), vendeu 303 cópias com a proposta das estudantes de Medicina Nina Brochmann e Ellen Stokken Dahl de tentar responder tudo sobre o órgão sexual feminino, de modo descontraído.

Na categoria Negócios, Flávio Augusto da Silva retorna à lista com Box Geração de Valor (Buzz), uma caixa com os três livros de sua série de sucesso. Vendeu 376 unidades nesta semana, o que levou o box à 11ª posição. O autor que cresceu na periferia fala em seus livros sobre como se tornou um empreendedor bem-sucedido e um guru de pessoas que recusam assumir uma vitimização.

As últimas três estreias da semana estão em Infantojuvenil. Arca de Noé (Cia das Letrinhas) reúne os 32 poemas de Vinicius de Moraes (1913-1980) que foram musicadas por nomes da MPB nos discos Arca de Noé 1 e 2. Ocupa a nona posição, com 412 cópias vendidas. Logo a seguir, na décima posição, aparece A rebelde do deserto (Seguinte), de Alwyn Hamilton, com as aventuras de Amani Al´Hiza, que tenta sobreviver num lugar inóspito sendo pobre, sem família e, numa cultura machista. Por fim, Perigoso! (Ciranda Cultural), de Tim Warnes, que entregou a 347 compradores nesta semana a história de Bob, uma toupeira macho que adorar etiquetar coisas e descobre uma criatura misteriosa.

Na Lista Geral, os três primeiros são Vade Mecum Saraiva 2022 - 33ª Edição (3.220 exemplares vendidos), o já citado O jogo dos dilemas e Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napelon Hill, com 1.994 cópias.

Depois de um bom aumento de 26% nas vendas na semana passada, essa apresenta queda de 21%. Não Ficção foi a única categoria com números positivos: 29%. Infantojuvenil teve a maior queda, 38%. Sem autores novos na lista, Ficção também foi mal, com queda de 36%. Negócios caiu 32 pontos percentuais, enquanto Autoajuda, outra lista sem novidades, apresentou uma diminuição de 3%.

No ranking das editoras, a liderança continua com o Grupo Companhia das Letras, com 16 títulos nas listas. Em segundo lugar está o Grupo Editorial Record, com dez títulos, seguido pela Citadel Grupo Editorial, com nove. Duas casas foram incluídas nas listas nesta semana: Hucitec Editora, com o selo Hucitec, e Garoa Livros, com o selo de mesmo nome.

[25/03/2022 12:00:00]