Publicidade
Publicidade
E toca o telefone 20 ou Meus deuses do universo o que é isso: direitos patrimoniais?
PublishNews, Marisa Moura, 22/09/2021
A misteriosa funcionária da agência literária fictícia criada por Marisa Moura é promovida e agora ela precisa entender tudo sobre a Lei dos Direitos Autorais e já pintou a primeira dúvida.

A misteriosa e hilária funcionária da agência literária fictícia criada por Marisa Moura em sua coluna no PN foi promovida. Agora é Assistente de Assuntos Autorais (AAA). E a agente literária promoveu a funcionária e saiu de férias. Nisso, uma autora liga e quer saber o que significa “a cessão em caráter de exclusividade, de todos os direitos autorais patrimoniais relacionados à edição, coedição, reedição, reimpressão, publicação, reprodução, divulgação, distribuição e comercialização da Obra” que aparece no seu contrato. Agora, a AAA teve que buscar a Lei dos Direitos Autorais para entender isso tim-tim por tim-tim

— Bom dia! Agência Literária!

— Que alegria é essa, querida?

— Leo, eu fui promovida! Agora sou Assistente de Assuntos Autorais, apelidada de AAA.

— Uau! Como assim?

— Então, aquele computador e o tablet sobre os quais comentei com você na nossa última conversa eram para mim. Passei esse tempo todo em treinamento para usar e pesquisar tudo no tal banco de dados da agência e na internet.

— E eu era o tolinho, né?!

— Leo, era mais fácil eu acreditar que seria a única ganhadora da megasena da virada do que em uma promoção.

— Sei.

— Mas agora estou encrencada, tem uma autora no meu pé querendo saber o que é “a cessão em caráter de exclusividade, de todos os direitos autorais patrimoniais relacionados à edição, coedição, reedição, reimpressão, publicação, reprodução, divulgação, distribuição e comercialização da Obra”. Claro, que a agente depois do meu treinamento tirou férias. Coitada, serão só 15 dias.

— E você buscou a Lei de Direitos Autorais?

— Sim. Mas está escrito lá que a lei protege 13 tipos de obras, que tem seus direitos morais e patrimoniais. No caso da ansiosa autora são os textos de obras literárias, artísticas ou científicas.

— Mas que situação, hein?

— Mas já entendi que os direitos morais não podem ser cedidos.

— Óbvio que não!

— Para você, porque tem autor que cede o nome dele por qualquer saquinho de moedas.

— Mas a lei não explica mais nada? Pesquisa bem.

— Leo, na parte de direitos patrimoniais o autor tem de au-to-ri-zar, tal como escrito lá, a utilização da obra. No caso de livros permitir: a reprodução parcial ou integral; a edição; a tradução para qualquer idioma e a distribuição da obra.

— E?

— E o que entendi é que edição, coedição, reedição, reimpressão, publicação, reprodução, divulgação, distribuição e comercialização da Obra não são direitos patrimoniais do autor. Mas ainda não sei se é o certo.

— Nova chamada no PN: "Nova AAA não sabe quais são os direitos patrimoniais de seus clientes"

—Por amor a todos os deuses do universo não publica isso no PublishNews.

A formação de Marisa Moura começou pela graduação em Letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, onde assumiu sua paixão pela literatura, da criação à produção. Marisa sentia necessidade de aprofundar-se em Marketing Cultural para Literatura Brasileira, o que fez no mestrado da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Com a ideia fixa de trabalhar com literatura brasileira, abriu a sua agência, a Zigurate, em 1994 e não parou mais. Sua coluna reflete sobre o trabalho do agente literário, um profissional atuante nas negociações de direitos autorais internacionais e nacionais e já presente no mercado editorial

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Marisa Moura dá continuidade à saga da funcionária misteriosa que dessa vez parece preocupada com as mudanças no mercado do agenciamento literário
Mais uma vez, o telefone tocou na Agência fictícia criada por Marisa Moura. Do outro lado, uma raridade: uma pessoa com nome, sobrenome e correspondência no mundo real: o editor Pascoal Soto.
Dessa vez, a serelepe funcionária da agência fictícia criada por Marisa Moura atende um autor desesperado porque fez algo que não devia ter feito e agora precisa avisar à agente e não sabe como fazê-lo
Dessa vez, a misteriosa telefonista atende uma editora com mais de 30 anos de experiência no mercado editorial
No décimo quinto episódio da série criada por Marisa Moura, a já conhecida telefonista da agência literária fictícia atende um leitor crítico traumatizado
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A palavra fere, mas também cura. Mesmo que você tenha que dar um corte para suturar depois, ela cura.
Miriam Alves
Escritora brasileira em entrevista ao Cândido
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar