Publicidade
Publicidade
A área do livro e da leitura está entrando em colapso?
PublishNews, Volnei Canônica, 22/11/2018
Em sua coluna, Volnei fala sobre ' Panorama sobre o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil?' evento programado para acontecer de 30/11 a 02/12 em Caxias do Sul

A cidade de Caxias do Sul, RS, receberá entre dias 30/11 e 02/12 o I Panorama sobre o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil: Ondes estamos e para onde vamos?

O evento faz parte das ações de inauguração do Instituto de Leitura Quindim que nasceu em 19 de setembro de 2014 como Centro de Leitura. Em sua missão, o Instituto busca promover o direito à infância, à educação, à cultura, ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas, no Brasil e no exterior, por meio da experiência literária e da construção de políticas públicas que garantam esses direitos.

O I Panorama é um convite para que os diferentes atores que compõem o “Ecossistema do Leitor” possam refletir sobre a atual conjuntura e projetar novos cenários para a área, a fim de restabelecer um equilíbrio para esse ecossistema e garantir ao leitor o direito à leitura, educação, cultura e fruição literária.

Desde a sua criação, o Instituto vem discutindo o que chamamos de "Ecossistema do Leitor". Neste ecossistema os múltiplos atores coabitam, com suas diferenças e necessidades, e precisam estabelecer relações entre si na busca de fortalecer e garantir a sua sobrevivência e equilíbrio para atuar e contribuir com maior impacto sobre o leitor.

Nos últimos 10 anos alguns avanços foram conquistados, como por exemplo, a Lei Nacional de Leitura e Escrita e a Lei da Biblioteca Escolar. Outros avanços estão projetados, mas ainda precisam ser concretizados. Num ecossistema, tudo é vivo e passível de mudanças. Novas necessidades que nem estavam no radar se apresentarão com a crise econômica e política que já se estabeleceu no país.

Estamos vivenciando um momento difícil em que bibliotecas, livrarias e editoras estão fechando as suas portas. Programas de governos para o livro e a leitura sendo engavetados. Livros sendo censurados e tirados de circulação por causa de uma onda conservadora, numa tentativa de estabelecer o politicamente correto e diminuir as múltiplas leituras, cerceando assim o pensamento crítico. Com tudo isso, e muitos outros desafios, como os atores que coabitam esse ecossistema estão planejando a sua sobrevivência e a sobrevivência dos seus pares?

Este panorama não tem a intenção de encontrar as soluções para os inúmeros desafios que se apresentam a partir de 2019. Mas é o primeiro passo para um movimento contínuo de reflexões e encontros. É um convite para olharmos o que construímos e refazermos o nosso modus operandi, repensando as estruturas estabelecidas e nos reconectando com o todo para encontrar o equilíbrio desse ecossistema.

O I Panorama sobre o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil: onde estamos e para onde vamos? Está dividido em 3 grandes eixos: Políticas Públicas, Mercado Editorial e Promoção da Leitura.

O eixo Políticas Públicas, acontecerá na tarde de sexta-feira, dia 30/11, no plenário da Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul e vai abordar duas temáticas: Marcos regulatórios: avanços e o que ainda está em construção e Um território leitor: como as políticas públicas reverberam nos municípios e estados.

Já no sábado, dia 01/12, o eixo central das discussões será o Mercado Editorial e as mesas de debate programadas serão: O mercado editorial na última década e o seu futuro para os próximos 5 anos; O mercado editorial internacional como uma alternativa para a atual crise; A tecnologia, as inovações e os desafios: um convite ao novo; Coletivos, publicações independentes e financiamentos e A ilustração e o seu espaço no mercado nacional e internacional.

No último dia do panorama, 02/12, o eixo Promoção da Leitura trará para as rodas de discussões os temas: O que os números contam e como superar as estatísticas; Um por todos e todos por um Brasil de leitores; A promoção da leitura na era digital; Eventos literários e os impactos na formação dos leitores e Os caminhos para autores do Rio Grande do Sul ultrapassarem as fronteiras.

Nomes como do Deputado Federal Rafael Motta (PSB); o coordenador do FNDE/MEC, Lauri Cericatto; o Diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MINC, Guilherme Relvas; a Secretária de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, Cláudia Santa Rosa; o ex-Secretário do Plano Nacional do Livro e da Leitura – PNLL, José Castilho Marques Netto; a Presidente da Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários, Adriana Ferrari; a Presidente da Liga Brasileira de Editores, Raquel Menezes e muitos outros atores que trabalham nesse “Ecossistema do Leitor” já estão confirmados para as discussões sobre as temáticas do I Panorama sobre o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

O evento é gratuito e conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Economia da Cultura/Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Forma Certa – soluções gráficas personalizadas, do Sesc de Caxias do Sul e do Intercity Hotel. Quem quiser participar dos debates precisa fazer a sua inscrição pelo e-mail: inauguracaoquindim@gmail.com

Ainda no dia 30/11, o Instituto de Leitura Quindim entregará para a sociedade a sua Biblioteca Infantil e Juvenil. Uma biblioteca de referência, com mais de 5 mil livros, em diferentes línguas, muitos premiados e que estarão à disposição das crianças, pais, familiares, professores e promotores de leitura no Brasil.

O Instituto é uma entidade sem fins lucrativos, idealizado pelo casal Volnei Canônica e Roger Mello, mas que, na sua estrutura, tem um time de pessoas comprometidas com a infância: Adriana Camêlo Lucena, Aline Zilli, Fabiano Finco, Graziela Cunha Canônica, Jonas Piccoli, Luiza Darsie da Motta, Marli Fronza, Paola Marchett de Bastiani e Vania Marta Espeiorin.

Informações

I Panorama sobre o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil: onde estamos e para onde vamos?

Dia 30/11 - eixo Políticas Públicas Das 15h às 17h30

Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul - RS 18h30 - Inauguração da Biblioteca Infantil e Juvenil do Quindim

Local: Centro Cultural Moinho da Cascata

Dias: 01/12 - eixo Mercado Editorial e 02/12 – eixo Promoção da Leitura, das 9h às 16h

Local: Intercity Hotel

EVENTO GRATUITO

inscrições: inauguracaoquindim@gmail.com

Volnei Canônica é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela Universidade de Caxias do Sul, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É Presidente do Instituto de Leitura Quindim, Diretor do Clube de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura. o Livro Meu. Também foi jurado de vários prêmios literários.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
'A leitura literária de um livro físico é uma experiência sinestésica e artística fundamental para a infância. Sem essa experiência, a formação de leitores fica bastante comprometida', defende Volnei Canônica em sua coluna
Em sua coluna, Volnei Canônica explica detalhes da pesquisa sobre bibliotecas escolares realizada recentemente pelo Instituto Pró-Livro
Volnei Canônica conta que foi convidado, ao lado de nomes como André Neves, Roger Mello e Marina Colasanti para participar do Salão do Livro Infantil e Juvenil da cidade espanhola de Pontevedra
Em sua coluna, Volnei Canônica sai em defesa dos seres fantásticos na literatura infantil. ‘Aprender a lidar com o simbólico é mais seguro do que lidar com as coisas ditas reais’, diz.
Em novo artigo, Volnei Canônica lança um olhar para a infância e a formação de leitores em eventos literários.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Tenha uma criança específica em mente quando for escrever
Salman Rushdie
Escritor indiano
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar