The Man Booker Prize anuncia seus finalistas de 2018
PublishNews, Redação, 20/09/2018
Quatro mulheres e dois homens compõem a lista. Cada um deles já levou 2,5 mil libras. Ganhador, que receberá 50 mil libras, será conhecido no dia 16/10.

Na tarde de ontem, a organização do The Man Booker Prize anunciou que Anna Burns (Reino Unido), Esi Edugyan (Canadá), Daisy Johnson (Reino Unido), Rachel Kushner (EUA), Richard Powers (EUA) e Robin Robertson (Reino Unido) são os seus seis finalistas da edição de 2018. Os nomes foram anunciados pelo presidente do júri, Kwame Anthony Appiah, que destacou que cada obra é “um milagre da invenção estilística em que a linguagem ocupa o centro do palco”. A lista, composta por quatro mulheres e dois homens, abrange uma ampla gama de assuntos desde um escravo de 11 anos que conseguiu escapar de uma plantação de cana em Barbados até um veterano do Dia D que vive um transtorno de estresse pós-traumático.

Nenhum dos livros é publicado no Brasil, mas a Intrínseca já publicou Os lança-chamas (2014), de Rachel Kushner, e a Record publicou Ecos da mente (2013), de Richard Powers.

Por estar na lista de finalista, cada um dos autores já recebeu 2,5 mil libras. O vencedor, que será conhecido no dia 16 de outubro, em um jantar em Londres, leva para casa 50 mil libras e pode esperar o reconhecimento internacional quase que instantaneamente. A organização do prêmio reportou que, as vendas de Lincoln no limbo (aqui publicado pela Companhia das Letras), de George Saunders, aumentaram 1.227% na semana seguinte ao anúncio como ganhador em 2017.

Confira abaixo as obras finalistas de 2018

Milkman (Faber & Faber), Anna Burns

Washington Black (Serpent´s Tail), Esi Edugyan

Everything under (Jonathan Cape), Daisy Johnson

The Mars Room (Jonathan Cape), Rachel Kushner

The overstory (William Heinemann), Richard Powers

The long take (Picador), Robin Robertson

[20/09/2018 10:00:00]