Do outro lado do balcão: Alessandra Ruiz deixa Sextante e abre agência literária
PublishNews, Redação, 21/05/2018
Authoria nasce com enfoque exclusivo em autores nacionais. Na cartela de clientes da nova casa estão nomes como Thalita Rebouças, Fred Elboni e Rosana Hermann.

Ex-editora, agora agente literária: Alessandra Ruiz deixa Sextante para abrir Authoria, agência literária especializada na representação de autores nacionais | © Divulgação
Ex-editora, agora agente literária: Alessandra Ruiz deixa Sextante para abrir Authoria, agência literária especializada na representação de autores nacionais | © Divulgação

Para ser um agente literário, são necessárias duas coisas: conhecer bem como funciona a indústria do livro e ter bons contatos. Com 25 anos de estrada e passagens por casas como Alaúde, Gente, Autêntica e Sextante, Alessandra Ruiz (na foto acima) faz o requisito. Construiu uma bela agenda de contatos, incluindo autores, editores, agentes internacionais e toda sorte de profissionais que atuam na cadeia do livro e sabe como funcionam as engrenagens da indústria editorial. Por isso, a editora resolveu mudar de lado do balcão e abrir a sua própria agência literária, a Authoria.

De acordo com Alessandra, a agência nasce para ocupar um espaço que estava carente no cenário editorial brasileiro e representará exclusivamente autores nacionais, fazendo o trabalho que inclui, além da colocação de projetos em editoras brasileiras, o apoio à escrita, a publicação em outros países (foreign rights), a venda de direitos subsidiários (cinema, tv, teatro etc) e também a participação em eventos de todos os segmentos. “Trabalhar com autores nacionais, prospectá-los e colocar seus projetos nas editoras é algo que tenho feito em toda a minha carreira, então vejo a Authoria como uma progressão natural do meu trabalho. A diferença agora é que posso colaborar com o mercado todo, e não apenas com uma editora por vez”

A empresa já estreia com cerca de 20 nomes de peso entre os escritores agenciados, autores de obras de interesse geral nos gêneros de ficção (YA, romance feminino, thriller) e de não ficção (negócios, desenvolvimento pessoal, crônicas, comportamento, biografias), o que ilustra o tipo de livros que a agência irá receber. Dentre os primeiros clientes da Authoria estão os best-sellers Thalita Rebouças e Fred Elboni, os especialistas Dr. Alberto Gonzalez, Murilo Gun, Rosana Hermann e Gil Giardelli e os expoentes da comunicação em suas áreas, Fabio Teruel e Rossandro Klinjey.

Além do segmento agência, a Authoria tem seu braço “studio”, em que serão promovidos cursos, eventos de pitching, retiros de escrita e workshops para autores e futuros autores, sobre escrita e mercado editorial.

[21/05/2018 09:45:23]