O Clube Literário dos ‘Peixes grandes’
PublishNews, Talita Facchini, 07/05/2018
Clube Ichthus incentiva leitores cristãos a lerem obras não rotuladas como cristãs e aposta no bom gosto dos curadores, os chamados ‘Peixes grandes’

Clubes de assinatura de livros infantis, adultos, best-sellers, HQs, de todos os tipos... o leitor que escolhe. Já entendemos que de antigo, os clubes não têm nada, que esse ramo tem crescido nos últimos anos e que com um pouco de criatividade tem tudo para dar certo.

Thiago Monteiro e Carol Simão | © Divulgação
Thiago Monteiro e Carol Simão | © Divulgação

Mas mesmo assim, num primeiro momento, pensar num Clube literário cristão não parece muito animador, mas foi exatamente no que os sócios Thiago Monteiro e Carol Simão decidiram investir.

Inspirados pelo peixe Ichthus, usado para que os cristãos se identificassem entre si durante a perseguição que sofreram no primeiro século, os dois sócios criaram o Clube Ichthus, um clube para “quem lê de tudo, mas sempre com óculos cristãos”. “A ideia é fazer com que o público religioso não leia somente os livros rotulados como cristãos e que entendam que até um livro contrário ao cristianismo pode fazê-lo crescer como pessoa”, explica Thiago Monteiro o sócio e diretor-executivo do clube.

Para isso, inspirados pela TAG, a Ichthus decidiu investir na curadoria e chamar pessoas de referência no mundo cristão para indicarem esses tipos de livros. Os tais Peixes Grandes, são líderes, pastores, editores, missionários, conferencistas, autores; enfim, cristãos sérios e de referência que amam ler. A proposta do clube é visitar a biblioteca pessoal de cada um deles, achar os livros que mais marcaram suas vidas e confirmar a tese de que eles não leem só livros cristãos. Dentre os tais Peixes Grandes estão nomes como C. S. Lewis, Dr. Joseph Scott Arthur, Mark Carpenter, presidente da Editora Mundo Cristão e Dr. J. Scott Horrell. Por enquanto, o clube já conseguiu o apoio da HarperCollins Brasil, Planeta, Mundo Cristão, Vida Nova, Fiel e EBR e conversa ainda com Record e Companhia das Letras.

O modelo de assinatura pode ser feito de duas formas: uma pelo preço fixo de R$ 89,90, em que o associado recebe em casa dois livros, e outra em que ele paga R$ 49,90 e recebe as duas obras a cada dois meses. O kit vem ainda com uma revista literária com artigos sobre o peixe grande e sobre os autores das obras, um card artístico colecionável e um marcador de páginas.

Além do kit entregue todo mês, o Ichthus pretende abrir canais de discussão de leitura para os associados. “Queremos que as pessoas se encontrem e discutam essas obras. Para quebrar essa barreira do cristão ler só livros cristãos, precisamos incentivar a discussão literária”, conta Thiago que nesse começo, acredita que investir nos booktubers e podcasters é o caminho para divulgar o clube. “A princípio sabemos que estamos ganhando credibilidade ainda, mas o engajamento nas redes sociais já aumentou bastante”, comemora.

O site do clube também conta com uma loja virtual exclusiva para os associados, onde vendem alguns dos livros mencionados nos artigos da revista e outros que escolhem divulgar. Caso o associado compre alguma obra desse e-commerce, ele recebe o livro no próximo kit.

[07/05/2018 11:49:00]