O mundo tem assistido ao renascimento e à reformatação do movimento feminista. E isso, obviamente, afetou a indústria editorial em nível global. O Brasil, claro, não ficou de fora dessa onda. Por aqui, livros sobre o tema invadiram as livrarias e casas editoriais passaram a organizar não só lançamentos, mas também selos e coleções para publicação de títulos relacionados a esse assunto. Junta-se a isso, o fato de que a mulher é a força motriz da indústria editorial no mundo. Estudos apontam que elas já são 76% da mão-de-obra empregada nesse setor nos EUA. No Reino Unido, esse índice chega a 80%.
De tão importante, esse assunto virou tema de uma mesa especial na cerimônia de entrega do Prêmio Avena PublishNews no mês passado. Reunimos três mulheres que ocupam o cargo de alta direção em grandes editoras brasileiras debateram o papel do gênero feminino na indústria editorial brasileira.
Agora, o assunto volta à pauta do PublishNews. Desta vez em um encontro marcado para a próxima quarta-feira (11), às 19h, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo / SP). Juntas a editora Ana Lima (Rosa dos Tempos / Record) e a livreira Elisa Ventura (Blooks) vão falar dos reflexos de movimentos como o #MeToo e Não é Não na indústria editorial brasileira, além de mostrar o papel das mulheres nesse mercado. A mediação da mesa fica a cargo da também editora Simone Paulino (Nós).
A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente por esse formulário. As vagas são limitadas.