Labrador - o cão que publica livros
PublishNews, Leonardo Neto, 26/03/2018
Daniel Pinsky conta ao PublishNews como foi fundar a Labrador, editora que tem se especializado no atendimento a autores autopublicados

Daniel Pinsky, fundador da Labrador | © Redes Sociais do editor
Daniel Pinsky, fundador da Labrador | © Redes Sociais do editor

No ano passado, a Editora Contexto comemorou, em grande estilo (com a publicação de um livro e ganhando o Jabuti dourado de Livro do Ano na categoria Não Ficção), seus 30 anos de vida. Daniel Pinsky, sócio e responsável pelo comercial e pelo administrativo da casa fundada pelo pai, Jaime Pinsky, comemorava também o primeiro ano da Labrador, editora criada por ele, em 2016, para dar vez a autores autopublicados. Ele conta que a ideia, na verdade, surgiu muito antes, em 2008, quando leu The fine print of self-publishing, livro de Mark Levine. No volume, o fundador da Hillcrest Media Group explica os diversos tipos de serviços de autopublicação disponíveis no mercado norte-americano e aponta em quais armadilhas um autor pode cair e como evitar que isso aconteça.

“Conheci muitos autores que, sem querer depender do interesse e do prazo de uma editora comercial, me pediam indicação de uma editora de autopublicação. Mas a verdade é que eu não me sentia confortável para indicar nenhuma empresa. Essas pessoas, muitas vezes, não tinham noção de como é a relação com um editor. Por isso, apostei que era preciso construir, do outro lado, um interlocutor de qualidade”, contou ao PublishNews durante um encontro na Livraria da Vila.

A Labrador nasce, então, com esse sonho: o de fazer uma ponte qualificada entre escritores e os seus públicos. Em 2016, seus primeiros seis meses de operação, fechou nove contratos. No ano passado, foram 31. “Começamos com o Brasil em crise e mesmo assim, conseguimos crescer”, comemora Daniel. Hoje, a editora tem em seus quadros cinco funcionários, que trabalham exclusivamente para tocar a Labrador. Daniel diz que não gosta de falar em cifras, mas revela que já investiu R$ 500 mil na nova casa e espera ter esse dinheiro de volta em dois ou três anos.

A Labrador no contexto da Contexto

“A Labrador e a Contexto têm propostas e perfis muito diferentes. Por isso mesmo, foi muito importante separar uma da outra. Meu pai e minha irmã [Luciana Pinksy, responsável pelo editorial da Contexto] não participam da Labrador. Nós só usamos o mesmo endereço, mas pagamos aluguel para a Contexto”, destacou.

Mas, é claro, que Daniel usa a sua expertise e os contatos conquistados na Contexto para se diferenciar no mercado. Se, para muitas casas de autopublicação entrar no varejo tradicional do livro é algo praticamente impossível, para a Labrador, Daniel conseguiu abrir espaços importantes. É o caso da Livraria Cultura, com quem mantém uma parceria e consegue colocar ali os livros de seus autores. Além disso, a Labrador tem um acordo com a Catavento que faz a distribuição de seus volumes para outras livrarias.

Digital

A casa mantém também um contrato de distribuição com a agregadora digital Bookwire, que oferece os livros no formato digital para as principais livrarias eletrônicas do país. Além disso, a Labrador tem um selo acadêmico. Os livros digitais publicados por ele podem entrar para a Biblioteca Virtual da Pearson, assinada por diversas instituições de ensino superior do país.

[26/03/2018 10:29:00]