Pra inglês ver e aplaudir
PublishNews, Leonardo Neto, 09/03/2018
Brasileiros dominam lista de finalistas de prêmio da Feira do Livro de Londres. O país aparece representado em cinco das 17 categorias.

A Feira do Livro de Londres (10 a 12/04) anunciou, nesta sexta-feira (09), os finalistas do Excellence Award 2018. Aquele mesmo que deu a Luiz Scwharcz, no ano passado, o prêmio Lifetime Achievement pela sua contribuição ao mercado editorial global.

Neste ano, o Brasil é líder em número de empresas arroladas entre os finalistas. Com cinco indicações, fica à frente de países como EUA (4), Canadá (2) e Austrália (2). Ao todo, o país aparece em cinco das 17 categorias.

Biblioteca de SP é um dos finalistas brasileiros no prêmio inglês | © Divulgação
Biblioteca de SP é um dos finalistas brasileiros no prêmio inglês | © Divulgação

Na categoria Editora de Audiobooks, novidade desta quinta edição do Prêmio, a Ubook concorre com a americana Penguin Random House Audio e a chinesa KaihShu Story Media & Culture. Outra novidade desta edição é a categoria Biblioteca do Ano na qual concorre a Biblioteca de São Paulo ao lado de Biblo Tøyen, da Noruega; Dokk1, da Dinamarca e a Biblioteca Nacional da Letônia.

A gaúcha TAG Experiências Literárias está na disputa pelo The Quantum Publishing Innovation Award ao lado da letã Publica, a polonesa SuperMemo e a britânica Novellic. A Fundação Dorina Nowill aparece na categoria Excelência em Consórcios de Livros Acessíveis ao lado do Daisy Forum, da Índia; Dolphin Computer Access, do Reino Unido, e Typefi, da Austrália. A Editora Atheneu concorre na categoria Editores Acadêmicos e Profissionais, ao lado da holandesa Brill Publishers e a suíça International Labour Organization (ILO) Publications.

O prêmio, concedido pela Associação Britânica de Editores, celebra a excelência de empresas ligadas à indústria editorial em 17 categorias. Os vencedores serão conhecidos no dia 10 de abril, no Olympia, pavilhão onde acontece a feira.

[09/03/2018 16:23:18]