Jabuti divulga seus ganhadores
PublishNews, Redação, 1º/11/2017
Silviano Santiago vence na categoria Romance; Verônica Stigger em Contos e Crônicas, e Evar Furnari em Infantil

Silviano Santiago vence o Jabuti na categoria Romance por seu livro 'Machado' | © Divulgação / Companhia das Letras
Silviano Santiago vence o Jabuti na categoria Romance por seu livro 'Machado' | © Divulgação / Companhia das Letras
Na tarde de ontem, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizou a apuração da segunda fase do Prêmio Jabuti, que revelou os três primeiros lugares em cada uma das suas 29 categorias. Na categoria Romance, uma das mais esperadas, o primeiro lugar do mais prestigiado prêmio literário foi para Silviano Santiago e sua obra Machado (Companhia das Letras). O segundo lugar nesta categoria ficou com A tradutora (Record), de Cristovão Tezza e o terceiro foi para Outros cantos (Companhia das Letras), de Maria Valéria Rezende.

Outra categoria bastante esperada é sempre a de Contos e Crônicas, que foi vencida por Verônica Stigger, dona do livro Sul (Editora 34). O segundo lugar nessa categoria ficou com Se for para chorar que seja de alegria (Global), de Ignácio de Loyola Brandão e o terceiro com Caixa Rubem Braga - Crônicas (Autêntica), de Rubem Braga. A categoria Infantil foi vencida por Eva Furnari, com o livro Drufs (Moderna). A segunda posição foi ocupada por Se eu fosse... um bicho, uma planta ou até um objeto, minha vida seria diferente (Publifolha), de Luisa Massarani, e a terceira, por A boca da noite (Zit), de Cristiano Wapichana .

Nesta edição, a de número 59, o Jabuti trouxe como novidades duas categorias: Histórias em quadrinhos e Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Na primeira delas, o ganhador foi Castanha do Pará, publicada independentemente por Gidatti Oliveira Moura Jr. O segundo lugar em Histórias em Quadrinhos foi para Hinário nacional (Veneta), de Marcello Quintanilha, e o terceiro para Quadrinhos dos anos 10 (Companhia das Letras), de André Dahmer.

Já a categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior foi vencida por A cup of range (Penguin Random House UK), versão britânica de Um copo de cólera, de Raduan Nassar. O segundo lugar ficou com Enigmas of spring (Dalkey Achrive Press), tradução em inglês de Enigmas da primavera, de João Almino, e o terceiro com Mijn duitse broer (De Bezige Bij), versão holandesa de O irmão alemão, de Chico Buarque.

A CBL anunciou ainda que Ruth Rocha será a homenageada com o prêmio Personalidade Literária, pelo conjunto de sua obra e pela contribuição à formação de gerações de leitores.

A cerimônia de entrega do Jabuti está marcada para acontecer no próximo dia 30, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Os primeiros colocados de cada categoria receberão o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil, exceto a categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, contemplada com a estatueta, a vinda do representante da editora estrangeira para a cerimônia e a promoção de um Projeto Comprador junto às editoras do Brazilian Publishers dos segmentos que essa editora publica, realizado com apoio da Apex-Brasil. Os vencedores dos segundos e terceiros lugares ganharão a estatueta.

Na premiação, também serão revelados os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – Não Ficção, definidos por votação dos profissionais do mercado editorial. Os vencedores serão contemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada.

A relação de vencedores pode ser conferida clicando aqui.

[01/11/2017 11:30:00]