As mudanças e reclamações do Cartão BNDES
PublishNews, Talita Facchini, 21/06/2017
A pedido da CBL, economista do BNDES explicou ampliação da linha de crédito do cartão e respondeu às perguntas e dúvidas das editoras

Esta semana, a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a economista Silvia Guidolin do BNDES, esclareceu dúvidas das editoras a respeito da ampliação da linha de crédito para editoras via Cartão BNDES. Recentemente, o cartão deixou de ser usado exclusivamente para financiamento de papel e impressão, podendo agora ser usado para serviços como projeto gráfico e arte, incluindo capas e ilustrações; revisão e preparação do texto, serviço de tradução; conversão de conteúdos para formatos digitais; edição de livros, além de mobiliário e máquinas e equipamentos.

Em uma apresentação que começou explicando didaticamente o passo a passo para o uso do cartão, Silvia e Fabricio Brollo explicaram os benefícios de seu uso e responderam às reclamações dos profissionais presentes referentes à situação com os bancos, principalmente os públicos, Banco do Brasil e Caixa Econômica, que de um dia para o outro cortam o limite de crédito, por exemplo, de 1 milhão para 100 mil, o que na prática, dificulta a situação para as pequenas e médias empresas, que são as que mais precisam desse benefício.

Sobre isso, Brollo respondeu que essa questão não é específica do setor editorial e que o BNDES está ciente desse problema. “O BNDES está atento a isso desde o ano passado e o que temos feito nesse sentido é montar formas de estímulo, então cada banco que opera com o BNDES, também opera outras linhas que não só o cartão, e esses bancos passam a ter vantagens com o BNDES em termos de limite, de taxa, enfim, uma premiação, digamos assim, por desempenho de setor”, já Silvia complementou dizendo que todas as reclamações devem ser encaminhadas para a ouvidoria do BNDES, para que possam ser analisadas com mais atenção.

Tags: BNDES, CBL
[21/06/2017 11:44:00]