Quando a noite cai, é só alegria
PublishNews, Leonardo Neto, 26/05/2017
Livro de Carina Rissi estreia liderando a Lista Geral dessa semana

'Quando a noite cai', de Carina Rissi, estreia já no topo da Lista Geral dessa semana | © Divulgação
'Quando a noite cai', de Carina Rissi, estreia já no topo da Lista Geral dessa semana | © Divulgação

É raro acontecer de um livro chegar na lista e, de cara, ir para o topo da Lista Geral. Essa semana aconteceu. Quando a noite cai (Verus / Grupo Editorial Record), de Carina Rissi, chegou lá e, ao vender 3.396 exemplares, conquistou a primeira posição da Lista Geral deixando para trás livros que já são velhos conhecidos da lista como Batalha espiritual (Petra / Ediouro), que ficou na segunda posição ao vender 3.205, e Rita Lee – uma autobiografia (Globo Livros), na terceira, com 2.708. Na quarta posição, outro estreante: Você também pode brilhar (Benvirá / Somos), de Marcelo Germano, que vendeu 2.503 exemplares na semana.

Na semana, a lista apresentou queda de aproximadamente 20% nos números gerais de venda. Queda mais acentuada nas categorias Negócios (-40%) e Não Ficção (-30%). Essa queda no volume de vendas, no entanto, não impediu que a lista viesse recheada de novidades. Além do livro de Carina Rissi e o de Marcelo Germano, outros 12 livros fizeram seu debut essa semana.

Três deles na lista de Não Ficção: Em nome dos pais (Intrínseca), com 763 exemplares vendidos; 101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil (Estação Brasil / Sextante), com 524, e A história do século XX (Crítica / Planeta), com 322. Outros três apareceram pela primeira vez na lista de Negócios: Vai lá e faz – como empreender na Era Digital e tirar ideias do papel (Belas Letras), com 654; O bom e velho jeito de empreender (Gente), com 232, e TJ-SP – Questões de bolso (Alfacon), com 155.

Em Autoajuda: Perdão, a revolução que falta (Gente), vendeu 2.081, e ainda reflexos do Dia das Mães, Para uma pessoa especial – Mãe (Helen Exley) vendeu 426 e fez a sua estreia na lista.

Em Infantojuvenil, as estreias foram: O mundo de Larissa Manoela (HarperCollins), com 734, e Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado (Arqueiro / Sextante), com 422 exemplares vendidos. Completando as estreias da semana, A conquista (Paralela / Companhia das Letras) apareceu pela primeira vez na lista de Ficção, com 420 exemplares vendidos.

No Ranking Geral das Editoras da semana, a Sextante mantém a liderança, com 16 títulos. Grupo Companhia das Letras e Intrínseca ocupam empatadas a segunda posição, com 11 títulos cada. A Planeta, com sete títulos, completa o pódio. Na disputa pelo Prêmio Avena PublishNews de Editora do Ano de 2017, a Sextante segue na dianteira, com 51 títulos, abrindo uma vantagem de sete títulos em relação ao segundo lugar, a Intrínseca, que já emplacou 44 títulos em 2017.

[26/05/2017 11:14:00]