De caminhão até Buenos Aires
PublishNews, Leonardo Neto, 05/05/2017
Jorge Menezes, da Livraria Unesp Móvel, vive dias de glória e indefinições em Buenos Aires. Ele foi vencedor do Prêmio Jabuti nas Livrarias, mas projeto que toca está na berlinda

Jorge Venilson Menezes de Oliveira, vencedor do Prêmio Jabuti nas Livrarias, em visita à El Ateneo Gran Spendid | © Leonardo Neto
Jorge Venilson Menezes de Oliveira, vencedor do Prêmio Jabuti nas Livrarias, em visita à El Ateneo Gran Spendid | © Leonardo Neto

Na semana passada, Jorge Venilson Menezes de Oliveira esteve pela primeira vez em Buenos Aires. Ele foi o vencedor do Prêmio Jabuti nas Livrarias, que dá reconhecimento ao trabalho de livreiros na promoção de livros finalistas e/ou ganhadores da última edição do Prêmio Jabuti. “A notícia chegou até a minha cidade natal antes mesmo de eu ligar para a minha família. Uma tia me ligou entusiasmada e me perguntou ‘meu filho, você sabe o quanto é importante um Jabuti?’”, contou rindo ao PublishNews o baiano de Ibicaraí, cidade que faz divisa com Itabuna. “Agora lá na minha região, tem dois jorges premiados com um Jabuti... eu e um tal de Jorge Amado [nascido em Itabuna]”, caiu na gargalhada.

Jorge, o livreiro, é um sujeito boa praça. Até os 20 anos, foi jogador de futebol e chegou a dividir os campos com Bebeto, que compôs a seleção campeã da Copa de 1994. Foi mais ou menos nessa época que se decepcionou com o futebol – “o futebol tem dessas coisas” – e resolveu visitar um irmão de criação que tinha se mudado para São Paulo. Na cidade grande, conheceu o casal Eleilson e Ângela, que tocavam a Inay Livros, empresa especializada na venda de livros em congressos acadêmicos. Assim começava a sua história no livro que já dura 25 anos.

Em cada viagem, a Livraria Unesp Móvel carregar cerca de oito mil volumes | © Divulgação
Em cada viagem, a Livraria Unesp Móvel carregar cerca de oito mil volumes | © Divulgação

Hoje, Jorge é o responsável pela Livraria Unesp Móvel, que circula pelas cidades onde a Universidade Estadual Paulista mantém seus campi. Em cada viagem, a livraria instalada em um caminhãozinho carrega oito mil exemplares de dois mil títulos diversificados entre livros acadêmicos, infantis e best-sellers. O caminhão visita muitas cidades onde não há livrarias, cumprindo seu papel de levar o livro até o leitor. “Nessas cidades, o caminhão é um evento! As pessoas querem tirar fotos, fazem filas para comprar livros. É um trabalho muito gratificante”, disse ao PublishNews.

Apesar desse sucesso, o caminhãozinho anda na berlinda. “Nesse momento, o que a gente tem conversado é sobre a viabilidade do projeto. É um projeto socialmente muito importante e institucionalmente muito interessante. A Unesp é uma universidade multicampi e é uma forma de a gente estar presente, mas, de fato, do ponto de vista comercial, o conceito é mesmo muito difícil de se sustentar”, ponderou o professor Jézio Gutierre, diretor da Fundação Editora Unesp. “Estamos desacelerando o projeto nesse momento, procurando levar a Livraria Móvel a ações mais pontuais, tomando cuidado para que a gente não perca mais dinheiro do que o suportável. Ao mesmo tempo, estamos em contato com outros patrocinadores para buscar soluções que dê continuidade à Livraria Móvel. Confesso que hoje estou um pouco mais otimista do que eu estava há dois meses atrás”, completou o diretor. Interessados em fechar parcerias com a livraria podem escrever para livrariamovel@editora.unesp.br.

'Jabuti vai à praia' foi o nome dado à campanha que venceu o Prêmio Jabuti nas Livrarias | © Divulgação
'Jabuti vai à praia' foi o nome dado à campanha que venceu o Prêmio Jabuti nas Livrarias | © Divulgação
O Jabuti na Praia

A livraria realizou uma campanha durante a sua passagem pelo Guarujá, no litoral paulista, o que lhe rendeu o prêmio. “Quando ficamos sabendo do prêmio, decidimos que íamos espalhar jabutis pela livraria. Então, fui até a Rua do Ouro [apelido dado à Rua Barão de Paranapiacaba, no centro de São Paulo] e encontrei um porta-joias no formato do bicho. Comprei uma porção deles e levei. Foi um sucesso!”, lembra. Para a temporada no Guarujá, foram criadas peças publicitárias com o Jabuti usando uma boia. O Jabuti foi à praia.

Em Buenos Aires, o PublishNews encontrou Jorge na El Ateneo Gran Splendid, uma livraria instalada dentro de um cinema desativado nos anos 1990 que recebe cerca de três mil pessoas por dia. A livraria foi uma das muitas que Jorge visitou. “Estou aqui em Buenos Aires como um comerciante de livros. Para mim é interessante ver os segmentos que vendem mais, como expõem seus livros”, disse. Ele passou também pela Feira do Livro de Buenos Aires que segue a todo vapor com sua programação até o próximo dia 15.

[05/05/2017 10:58:24]