Indie Book Day no Brasil
PublishNews, Talita Facchini, 08/03/2017
Como parte de uma ação global, evento pretende dar destaque para livros e publicações independentes no dia 18 de março

Depois de ter sido lançado na Alemanha em 2013 e ter se espalhado por vários países da Europa, o Indie Book Day tem agora a chance de ter uma edição no Brasil. Criada pelo editor alemão Daniel Beskos, a campanha quer que os leitores compareçam nas livrarias independentes no dia 18 de março para comprar livros também de uma editora independente. A iniciativa tem como objetivo claro apoiar simultaneamente editores e livrarias independentes que nem sempre têm o apoio necessário para divulgar certas obras. "Nós encorajamos as livrarias a ter uma vitrine com livros independentes, uma mesa com livros independentes e organizar uma leitura na loja", disse Beskos ao The Bookseller. No Brasil, a iniciativa partiu dos editores Gustavo Faraon, da Dublinense, e de João Varella, da Lote 42. “A ideia de divulgar o evento no Brasil surgiu de forma espontânea, queremos reunir o máximo de editores e livrarias independentes”, explicou Faraon. A intenção é que o evento se repita nos próximos anos assim como acontece em outros países. “Apesar de haver um estranhamento inicial por parte das editoras e livrarias, estamos bem otimistas. A ideia é criar um evento que faça os leitores se importarem mais com as publicações e editoras independentes”, completou João Varella, frisando que qualquer livraria ou editora independente pode aderir ao evento. Para isso, o uso da #indiebookday no dia 18 é essencial para ajudar na divulgação da ideia e fazer que no próximo ano a comoção seja ainda maior.

[08/03/2017 09:48:00]