De bombacha e sombreiro
PublishNews, Leonardo Neto, 06/03/2017
Grupo A aporta no México com soluções de ensino a distância que alia plataforma digital com livros impressos

Celso Kiperman, CEO do Grupo A, está de olho no futuro do mercado de educação do México | © Divulgação
Celso Kiperman, CEO do Grupo A, está de olho no futuro do mercado de educação do México | © Divulgação

Desde 2013, o Grupo A – empresa gaúcha que opera no Brasil os selos McGraw Hill, Bookman, Artmed, Penso e Artes Médicas e é uma das mantenedoras das bibliotecas digitais Minha Biblioteca e Pasta do Professor – é o controlador da Artmed-Panamericana, empresa de educação continuada que tem como um dos sócios a argentina Panamericana. No início, a Artmed-Panamericana começou oferecendo soluções nas áreas de Medicina e Saúde e depois expandiu para outros segmentos como Direito e Contabilidade. A sociedade criada em 2013 serviu de porta de entrada da empresa no México, onde está operando desde o ano passado, graças a parcerias com universidades e sociedades científicas locais.

No Brasil, esse segmento da empresa já tem 50 mil alunos. “São mais alunos do que muitas universidades brasileiras. É um número importante”, ressaltou Celso Kiperman, CEO da holding. “O que percebemos é que o mercado brasileiro de Educação a Distância (EAD) está a anos luz na comparação com o mercado mexicano, por exemplo”, completou. “Essa iniciativa bem-sucedida aqui no Brasil nos inspirou, nos balizou e nos deu confiança para começar a atuar em outros mercados”, completou.

No México, a empresa contratou um ex-executivo da McGraw Hill mexicana, que passou a tocar os negócios por lá. Uma funcionária brasileira foi enviada na sequência e, para abril, a empresa começa a operar em uma sede maior. Isso por que, além dos produtos da Artmed-Panamericana, o Grupo A levou, mais recentemente, o sistema de ensino Sagah, que alia livros físicos a tecnologia, conteúdos digitais e a metodologias de ensino em diversas áreas do conhecimento.

No Brasil, o Grupo A é representante da Blackboard, empresa líder na criação de tecnologias de ambientes virtuais fundamentais para o ensino a distância. IBMEC, ESPM, Insper, Senac e Unip são alguns dos clientes que usam a Blackboard para a construção de suas plataformas de EAD. Com o Sagah, o Grupo A cria uma camada de conteúdo para essa base tecnológica. “Temos currículos prontos em diversas áreas do conhecimento e, muitas vezes, utilizamos conteúdos dos nossos próprios livros na construção desses conteúdos”, comentou Kiperman.

Na verdade, o Grupo A está de olho na realidade educacional do México. “No Brasil, 75% do mercado de ensino superior é privado. O que é um facilitador para nós porque ficamos muito mais à vontade vendendo para o mercado privado. No México, é o contrário. Grande parte das instituições de ensino superior são públicas. Por outro lado, apenas 23% da população mexicana em idade de estar em uma universidade está estudando. O México terá obrigatoriamente que expandir esse número. E acreditamos que isso só será possível com o fortalecimento da rede privada de universidades. Quando isso acontecer, nós já estaremos lá”, aposta o executivo.

Além disso, o México serve como porta de entrada para outros mercados, sobretudo na América Latina. “O nosso esforço agora é ter uma base no México e ter a plataforma implantada em outros mercados de língua espanhola”, explicou Celso.

[06/03/2017 11:02:00]