Janeiro acaba com frenética dança das cadeiras
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 31/01/2017
O mês acaba com muitas mudanças em editoras, livrarias, distribuidoras e até na CBL

A semana passada, quando a Companhia das Letras anunciou a saída de André Conti e de Flávio Moura, serviu de prenúncio para o que estava por vir. De lá para cá, o mercado tem assistido a uma sacolejante dança das cadeiras. Para o lugar dos dois editores, a editora de Luiz Schwarcz contratou Emilio Fraia (ex-Cosac Naify) e Ricardo Teperman (ex-editor da Revista Osesp). Fraia, que em 2012 foi apontado pela Granta como um dos melhores jovens escritores brasileiros, vai cuidar dos projetos nas áreas de ficção literária contemporânea (nacional e estrangeira), obras completas estrangeiras e quadrinhos. Já Teperman se concentrará em projetos de não-ficção.

Mudança também na Câmara Brasileira do Livro (CBL). A gerente executiva da entidade, Cristina Lima, que integrava a equipe de eventos da entidade, deixou a casa depois de 14 anos, período em que atuou na organização do Prêmio Jabuti, da Bienal Internacional de São Paulo, do Congresso do Livro Digital e dos cursos da Escola do Livro.

Em junho do ano passado, depois de seis anos, Wendel Almeida se desligou da Novo Conceito, onde foi gerente comercial e gerente geral. Ele começou agora na Distribuidora Catavento, onde responde pelo departamento comercial do canal de livrarias. Por falar em distribuidoras, Daniel Navarro, que foi gerente comercial da FNAC e teve passagens pela B2W, Walmart e iSupply, é o novo contratado da Acaiaca. Ele entrou para gerenciar a equipe comercial da distribuidora.

Mudanças também em livrarias. Marta Blanco, fundadora da distribuidora Empório do Livro, acaba de ser contratada pela Livraria Martins Fontes Paulista. Ela cuidará especialmente das relações com fornecedores. Felipe Magalhães, que passou pela Laselva e Cnova (Grupo Pão de Açúcar), acaba de entrar para a Cultura como coordenador comercial prometendo dar novo gás ao departamento de vendas, em especial ao e-commerce da empresa.

Na Lote 42, Thiago Blumenthal, um dos fundadores da editora ao lado de João Varella e de Cecilia Arbolave, deixa a empresa e Bianca Palumbo, que representava a Houghton Mifflin no Brasil, acaba de ser contratada pela Scholastic. Ela substitui Helena Theodoro, que era a cara da empresa no Brasil desde 2009.

[31/01/2017 10:02:00]