Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias e as ações de incentivo à leitura
PublishNews, Talita Facchini, 06/01/2017
Projeto pretende aumentar o número de bibliotecas comunitárias e garantir que o direito à leitura seja imprescindível

Projeto quer garantir que o direito à leitura, livro e biblioteca sejam imprescindíveis | © Divulgação
Projeto quer garantir que o direito à leitura, livro e biblioteca sejam imprescindíveis | © Divulgação

Criada em 2015, a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) vem incentivando os municípios que ainda não têm o Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas a construírem seus planos com base no Plano Nacional da Leitura e Escrita (PNLE). “Agora em janeiro, entre os dias 19 e 23, a RNBC estará reunida em São Luís (MA), para traçar estratégias e ações focadas nessas mobilizações em incidência política na área do livro, leitura e bibliotecas, além de desenhar ações para o incentivo à leitura e a formação de leitores e metas de trabalho da Rede Nacional”, disse Luzia De Seta, integrante da RNBC, ao PublishNews.

A rede ainda conta com a ajuda do Instituto C&A, que desde outubro passado tem dado suporte financeiro ao programa por meio do Programa Prazer em Ler, além de oferecer apoio técnico com assessores para dar suporte as ações e atividades da RNBC. “A Rede Nacional irá ainda este ano construir um novo projeto para apresentar ao Instituto C&A e dar continuidade ao apoio financeiro e técnico”, completou Luzia. O Instituto C&A, no entanto, já anunciou no seu último relatório anual que deixará de investir nos projetos do Programa Prazer em Ler no ano que vem.

Contudo, o foco da RNBC continua sendo nas ações voltadas para ampliar o seu número de bibliotecas comunitárias associadas. Segundo Luzia, dessa forma o projeto pode potencializar as ações das bibliotecas comunitárias. “A RNBC está estruturando as ações de seus Grupos de Trabalho, para garantir que o direito à leitura, livro e biblioteca sejam encarnados como um Direito Humano imprescindível na construção da cidadania”, completou.

[06/01/2017 09:41:00]