Mansur Bassit será o novo secretário de Economia da Cultura do MinC
PublishNews, Leonardo Neto, 19/12/2016
Convite foi feito no início da semana passada e o aceite teve aval da direção da CBL, entidade que Mansur dirigiu nos últimos seis anos

Mansur Bassit, que em março de 2011 assumiu a direção da Câmara Brasileira do Livro (CBL), será o novo secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura (MinC). As costuras para a sua ida para o MinC se deram na semana passada e tiveram o aval da entidade. A fé é que Mansur no MinC seja um aliado importante da indústria do livro nesse momento de crise. “O convite foi feito no início da semana passada. Tivemos três dias de conversas e concluímos que seria muito bom para ele e para o setor também”, confirmou Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.

Torelli acredita que o convite para Mansur assumir o cargo em Brasília comprova o que Cristian Santos, novo titular do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB) do MinC, disse ao PublishNews recentemente: que a ida de Roberto Freire para o MinC teria colocado o livro como um dos protagonistas da pasta. “[O convite a Mansur] é um sinal muito forte de que o MinC finalmente começou a enxergar o livro como uma prioridade”, comemorou Torelli. “Eu estava achando que 2017 seria um ano perdido, mas com a ida do Mansur, acho que podemos pensar em ter um bom ano pela frente”, completou.

Torelli adiantou ao PublishNews que não está definido ainda como fica a reorganização da entidade com a saída de Mansur, mas deu sinais de que optará pelo aproveitamento do pessoal que já compõe a equipe da CBL. “Ainda não discutimos isso e eu quero a opinião de todos. O bom é que temos pessoas que são muito conhecedoras do mercado e da própria CBL. Podemos alinhar algo internamente”, disse Torelli, que está no fim do seu mandato e já tornou pública a sua candidatura à reeleição para o biênio 2017 – 2019.

O PublishNews não conseguiu falar com Mansur até o fechamento desta edição.

[19/12/2016 10:59:00]