O anúncio acontecerá na mesa Gênero em termos reais, que acontece hoje, às 19h, na Blooks do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo / SP). A escolha do evento ilustra como se dará a parceria da livraria com a Kobo. Aproveitando a programação, a Blooks fez uma curadoria de livros digitais relacionados ao tema que será apresentado aos participantes e clientes através do site da livraria. Além disso, a livraria colocará QR Codes nas suas mesas e prateleiras que permitirão comprar e baixar os e-books diretamente pelo celular. "Eu estou nas nuvens porque a gente vai lançar essa parceria num evento que vai debater um assunto importante com o qual a Kobo tem um engajamento muito grande. Estou muito feliz", disse Camila Cabete, que além de colunista do PublishNews representa a Kobo no País.
“A nossa praia é conteúdo. A gente quer vender conteúdos que a gente não consegue disponibilizar na loja”, disse Elisa. Indo por esse caminho, a Blooks deve lançar, em breve, um selo para publicação de livros exclusivamente no formato digital. A nova empreitada vai se chamar eBlooks e deve sair com um livro de ficção científica e uma entrevista inédita de Zuenir Ventura com Carlos Drummond de Andrade.
O modelo que está sendo firmado agora com a Blooks deverá se repetir com outras varejistas de livros no Brasil.
Nos EUA, a Kobo tem um acordo com a American Bookseller Association (ABA), que congrega livrarias independentes. Pelo acordo, as livrarias afiliadas à ABA comercializam tanto o aparelho de leitura quanto os livros digitais e as receitas apuradas nas vendas são compartilhadas entre as varejistas e a Kobo.
Por coincidência, nesta sexta-feira (25), a Kobo anunciou, na Espanha, que fechou uma parceria com a FNAC, que passa a vender os produtos Kobo em todas as suas lojas abertas no País. Na Europa, Kobo e FNAC já eram parceiras na França e em Portugal.