Blooks fecha parceria com a Kobo
PublishNews, Leonardo Neto, 25/11/2016
A partir desta sexta-feira, a livraria passará a usar a tecnologia da Kobo para fazer uma curadoria de livros digitais e direcionar as compras para a loja da Kobo na internet

Elisa Ventura aposta na curadoria para vender livros digitais na sua Blooks Livraria | © Divulgação
Elisa Ventura aposta na curadoria para vender livros digitais na sua Blooks Livraria | © Divulgação
Desde 2012 e até hoje, a Kobo tinha um único parceiro no Brasil: a Livraria Cultura, que comercializa tanto os e-readers quanto os e-books da companhia nipo-canadense. Embora o acordo não previsse exclusividade, nos últimos quatro anos, a Cultura operou sozinha as vendas dos livros digitais da Kobo no País. Isso, no entanto, muda hoje. Logo mais, em São Paulo, será anunciada uma parceria da Kobo com a Blooks. Pelo acordo fechado entre as duas empresas, a livraria passará a usar a tecnologia da Kobo para fazer uma curadoria de livros digitais e direcionar as compras para a loja da Kobo na internet. “Estamos inventando histórias para sobreviver. A Blooks não vende livros físicos pela internet e a ideia é continuar assim. No entanto, vamos vender livros digitais. A ideia é fazer algo que vai além do óbvio e não replicar o que já temos. A Kobo entra como um complemento do que não temos nas nossas lojas”, explicou Elisa Ventura, quem capitaneia a livraria.

O anúncio acontecerá na mesa Gênero em termos reais, que acontece hoje, às 19h, na Blooks do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo / SP). A escolha do evento ilustra como se dará a parceria da livraria com a Kobo. Aproveitando a programação, a Blooks fez uma curadoria de livros digitais relacionados ao tema que será apresentado aos participantes e clientes através do site da livraria. Além disso, a livraria colocará QR Codes nas suas mesas e prateleiras que permitirão comprar e baixar os e-books diretamente pelo celular. "Eu estou nas nuvens porque a gente vai lançar essa parceria num evento que vai debater um assunto importante com o qual a Kobo tem um engajamento muito grande. Estou muito feliz", disse Camila Cabete, que além de colunista do PublishNews representa a Kobo no País.

“A nossa praia é conteúdo. A gente quer vender conteúdos que a gente não consegue disponibilizar na loja”, disse Elisa. Indo por esse caminho, a Blooks deve lançar, em breve, um selo para publicação de livros exclusivamente no formato digital. A nova empreitada vai se chamar eBlooks e deve sair com um livro de ficção científica e uma entrevista inédita de Zuenir Ventura com Carlos Drummond de Andrade.

O modelo que está sendo firmado agora com a Blooks deverá se repetir com outras varejistas de livros no Brasil.

Nos EUA, a Kobo tem um acordo com a American Bookseller Association (ABA), que congrega livrarias independentes. Pelo acordo, as livrarias afiliadas à ABA comercializam tanto o aparelho de leitura quanto os livros digitais e as receitas apuradas nas vendas são compartilhadas entre as varejistas e a Kobo.

Por coincidência, nesta sexta-feira (25), a Kobo anunciou, na Espanha, que fechou uma parceria com a FNAC, que passa a vender os produtos Kobo em todas as suas lojas abertas no País. Na Europa, Kobo e FNAC já eram parceiras na França e em Portugal.

[25/11/2016 11:06:31]