Jabuti popular
PublishNews, Leonardo Neto, 17/10/2016
Com apoio da Amazon, Jabuti terá prêmio concedido por votação popular. Os vencedores ganharão um Kindle.

Pela primeira vez, Jabuti terá prêmio concedido por votação popular | © Divulgação
Pela primeira vez, Jabuti terá prêmio concedido por votação popular | © Divulgação

Onde há fumaça, pode ir ver, há fogo... Não é de hoje que corre à boca miúda de que a Câmara Brasileira do Livro (CBL) estaria de conversas com a Amazon para criar uma votação popular para o Prêmio Jabuti, que em 2016, chega a sua 58ª edição.

O PublishNews apurou que o anúncio estava previsto para a Bienal Internacional de São Paulo, em agosto. A minuta do contrato, pelo menos, estava pronta para ser assinada desde então. Fontes ouvidas pelo PublishNews na época suspeitaram que a promoção da Amazon que deu até 90% de descontos em livros às vésperas da Bienal teria feito a CBL suspender o anúncio da parceria.

No entanto, agora, a CBL e Amazon finalmente entraram em acordo e acabam de anunciar que as obras finalistas nas categorias Romance, Contos e crônicas e Poesia concorrerão a um prêmio adicional, decidido pela avaliação dos leitores.

A partir do próximo dia 21, quando serão conhecidos os finalistas do Jabuti, os leitores que acessarem o site da Amazon poderão, além de conhecer os títulos que concorrem no certame, deixar uma avaliação das obras finalistas. Os mais bem-avaliados em cada uma das categorias ganharão o Prêmio Jabuti Escolha do Leitor, que será anunciado junto com os vencedores do prêmio.

Marisa Lajolo, curadora do Jabuti, comemorou a parceria: “a voz do leitor sinalizando seus preferidos entre os finalistas de categorias literárias vai ampliar muito a discussão sobre leitura e literatura. O que é ótimo!”.

Na próxima sexta-feira (21), a partir das 10h, será realizada a apuração da primeira fase do Jabuti 2016. Ao final do processo, serão conhecidos os dez finalistas em cada uma das 27 categorias do prêmio. Os vencedores serão conhecidos no dia 24 de novembro. As obras vencedoras em cada uma das categorias receberão, além do troféu, um prêmio no valor bruto de R$ 3,5 mil. Os Livros do Ano (ficção e não ficção) ganham, além do Jabuti dourado, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 35 mil. Já os primeiros colocados nas categorias do Prêmio Jabuti Escolha do Leitor levarão para casa a estatueta do Jabuti e um Kindle.

[17/10/2016 10:58:32]