Novo prêmio literário tem crianças como juradas
PublishNews, Talita Facchini, 22/09/2016
Prêmio Jabuticaba busca apoio de profissionais do mercado editorial

Imaginem um prêmio literário no qual quem decide os vencedores são as crianças. O Prêmio Jabuticaba, idealizado por Fabiola Braga, criadora e editora do Sílaba Tônica, tem como objetivo incentivar as crianças a lerem e fazer com que elas construam um pensamento crítico sobre a literatura ainda na infância. Inspirado no conto de Monteiro Lobato As Jabuticabas e no Prêmio Jabuti, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuticaba está sendo muito bem recebido pelo mercado editorial. “Já recebemos resposta de autores, editores, profissionais do setor e instituições, elogios pela iniciativa e manifestações de apoio. Alguns profissionais do setor já estão colaborando com suas ideias e sugestões para que o prêmio seja bem-sucedido", disse Fabiola ao PublishNews. Nomes como Camila Saraiva, Lucas de Sena Lima, Lenice Bueno da Silva, Flávia Santos, Karine Pansa, Blandina Franco e José Carlos Lollo, Bia Reis e o artista Guto Lacaz, responsável pela logomarca e estatueta do prêmio, já deram seu apoio ao projeto.

Prêmio Jabuticaba busca apoio de profissionais do mercado editorial | © Divulgação
Prêmio Jabuticaba busca apoio de profissionais do mercado editorial | © Divulgação

Além de incentivar as crianças a lerem cada vez, o prêmio, que terá a escritora Ruth Rocha como homenageada em sua primeira edição, também pretende contribuir para promover os nomes da literatura infantojuvenil brasileira no Brasil e no mundo "Temos autores, ilustradores e editores de altíssima qualidade, e há um grande movimento acontecendo por aqui, neste gênero literário. É preciso que esse movimento se amplie, cada vez mais, e que as pessoas saibam da qualidade, da importância e do valor do que está sendo produzido em nossa literatura", completou Fabiola.

Quanto ao sistema de votação, a idealizadora do projeto adiantou que o processo ainda está em formulação, mas que o objetivo é que seja um sistema que confira credibilidade ao prêmio, por isso, a ideia é que os votantes seja um grupo que represente nossa cultura. "Queremos crianças de todas as classes sociais, de escolas públicas e particulares e há também a ideia de ter entre os votantes, crianças com deficiência visual". Os profissionais interessados em contribuir com o projeto podem mandar e-mail para premiojabuticaba@gmail.com.

[22/09/2016 10:23:00]