“Há uma ideia de ter um foco mais no profissional e no educacional que tem a ver com o histórico da SBS. Há bons livros na Bookess tanto na área de educação geral, quanto na área de educação universitária”, disse Celso ao PublishNews.
Com a compra, Celso espera que os autores da Bookess ganhem uma nova vitrine para seus livros. “Acreditamos que os autores de livros nesses segmentos ganhem mais visibilidade se associando a uma empresa que tem uma forte tradição no relacionamento com professores e educadores”, completou. No entanto, Celso adianta que autores de outros segmentos poderão continuar publicando livros pela plataforma. Isso não altera.
Como planos futuros, Celso pensa em levar livros publicados originalmente pela plataforma a casas editoriais tradicionais. Para isso, prevê coedições tanto pela própria Hub, quanto por outras editoras que poderão se tornar parceiras da plataforma. “Essa é uma forma que encontramos para dar mais visibilidade a esse conjunto de autores que já publicam pela Bookess”, comentou Celso.
Celso prevê ainda retomar o projeto de internacionalização da plataforma iniciado em 2013. A plataforma hoje já está traduzida para o inglês e para o espanhol, com uma versão inclusive para o espanhol falado no Peru, onde a SBS já mantém operações. “Estamos procurando parceiros internacionais que queiram fazer intercâmbio de autores. Na Bookess já tem autores que publicam livros em outros idiomas, o que facilita esse processo”, disse.
A distribuição digital dos e-books publicados pela Bookess já é feita diretamente nas principais livrarias do ramo como iBookStore, Amazon, Saraiva, Cultura e Travessa. A remuneração ao autor varia de 50 a 60% do valor do livro, de acordo com a livraria.
O livro impresso é vendido apenas pela plataforma, mas, Celso adianta que pensa em modelos em que autores poderão vender seus livros em lojas físicas (só a SBS hoje tem 40 unidades espalhadas pelo Brasil). “Como a SBS tem um canal aberto com livrarias físicas, vamos pensar em como os autores poderão interagir com essa rede. Um exemplo, seria a venda de livros físicos em eventos de lançamentos. Isso é muito importante para autores que estão fora do eixo Rio – São Paulo”, exemplificou.