Pelo segundo ano, Primavera chega a Salvador
PublishNews, Leonardo Neto, 12/09/2016
Entre os destaques da programação estão os autores Chacal, Renato Moriconi, Cidinha Silva, Ricardo Aleixo e a editora Ivana Jinikings

De 23 a 25 de setembro, a capital baiana vai celebrar a entrada da primavera com livros. É que, pela segunda vez, a Primavera Literária, programação cultural realizada pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), chega à cidade. “Já era um projeto da Libre avançar no Nordeste. Por muito tempo, a entidade ficou muito concentrada no eixo Sul – Sudeste. Então, era nossa meta levar a bandeira da bibliodiversidade Nordeste a dentro. Salvador foi escolhida porque ali estão a maior parte das editoras associadas à Libre no Nordeste, o que facilitou a nossa entrada”, comentou Raquel Menezes, presidente da entidade.

O evento reunirá 27 editoras que oferecerão descontos de até 50% nos livros. Além disso, uma programação que colocará a literatura lado a lado com temas dos debates atuais e que aposta na conexão de diferentes atividades com o livro, a leitura e a literatura. Flávia Bomfim, que assina a curadoria da programação, disse ao PublishNews que a ideia é, além disso, reunir artistas nacionais com artistas locais. “A ideia foi conectar as editoras da Libre com os artistas locais. Temos uma cena de literatura muito intensa em Salvador, mas é uma galera ainda mais independente que a Libre”, brincou. Com isso, os debates serão permeados por shows musicais e performances.

Lançamento de 'Fabrincando', livro de Tamires Lima pela Solisluna Editora na edição passada da Primavera Literária em Salvador | © Maurício Serra
Lançamento de 'Fabrincando', livro de Tamires Lima pela Solisluna Editora na edição passada da Primavera Literária em Salvador | © Maurício Serra

Neste sentido, um dos pontos altos da programação será a apresentação-performance Traduzir o intraduzível, que vai reunir José Ferés, que traduziu o intraduzível O sumiço (Autêntica), romance de Georges Perec em que não aparece a letra “e”; a performer Isaura Tupiniquim e o músico Heitor Dantas. “Enquanto Perés fala sobre o seu processo de tradução, os performers fazem uma encenação que demonstra esse trabalho”, explicou Flávia.

Outra mesa-performance será a Literatura expandida - quando as lingua[gen]s se atravessam, que vai reunir o poeta, performer e músico mineiro Ricardo Aleixo; o poeta Chacal, que acaba de ter sua obra completa reunida pela Editora 34. Eles serão mediados pelo performer baiano Alex Simões.

O mercado baiano de livros também ganha destaque na programação na mesa Editar na Bahia, com as editoras Flávia Roza, da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA); Valéria Pergentino, da Solisluna; Carolina Dantas, da Pinaúna, com mediação de Leonardo Neto, editor do PublishNews.

O ilustrador Renato Moriconi dividirá a mesa O imaginário infantil – ou Falando de política para crianças, com Ivana Jinkings, editora da Boitempo. Ivana, aliás, fará a mediação da mesa De-mo-cra-ci-a – precisamos falar do amanhã, que vai reunir o economista e professor da UFBA Luiz Filgueiras e o historiador e cientista político Luiz Pericás.

A Primavera Literária de Salvador acontece no Teatro Gregório de Matos (Praça Castro Alves, s/n), com entrada franca. Clique aqui para acessar a programação completa.

[12/09/2016 11:20:00]