Ouro Preto quer dar voz aos 'silêncios' do Brasil
PublishNews, Leonardo Neto, 14/07/2016
Evento está marcado para acontecer entre os dias 10 e 15 de novembro

Em 2015, Guiomar de Grammont, idealizadora e coordenadora do Fórum das Letras de Ouro Preto (Flop), chegou a cogitar a hipótese de transformar o evento anual em bianual devido às grandes dificuldades que teve em levantar dinheiro para realizar o Fórum. Por sorte, a ideia não precisou ser posta em prática. O evento acontece em 2016, já tem data marcada (10 a 15 de novembro) e tema. “O tema será o Brasil. Queremos falar sobre as fraturas, os silêncios, as vozes que não encontram espaço nos meios de comunicação tradicionais”, adiantou Guiomar ao PublishNews. Para isso, Guiomar e sua equipe estão levantando nomes de autores indígenas e das periferias brasileiras.

Outro assunto que deu a tônica na edição passada do Flop foi a abertura da Casa Refúgio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que abrigou, por quatro meses, o escritor e jornalista etíope Girma Fantaye, graças a uma parceria da universidade com a ONG norueguesa International Cities of Refuge Network (Icorn). Guiomar comemora que a parceria se repetirá em 2016 e que a UFMG também terá uma Casa Refúgio. “Conseguimos sensibilizar uma outra universidade mineira para aderir a esse programa. Estamos muito felizes com isso”, disse ao PublishNews.

Guiomar de Grammont, idealizadora e coordenadora do Fórum das Letras de Ouro Preto (Flop) | © Divulgação
Guiomar de Grammont, idealizadora e coordenadora do Fórum das Letras de Ouro Preto (Flop) | © Divulgação

Para a edição de 2016, Guiomar adiantou que o Flop será ainda mais festiva e terá um bar especialmente montado para o evento. “A ideia é que as pessoas vivam a literatura durante o dia e se divirtam muito à noite”, disse.

Guiomar, aliás, tem mais um motivo para festejar. Os direitos do seu último livro – As palavras cruzadas, que aqui no Brasil saiu pela Rocco – acabam de ser vendidos para a editora francesa Métailié. O livro já está em processo de tradução e deve sair no ano que vem.

[14/07/2016 11:31:17]