Obama recomenda livros a garoto brasileiro
PublishNews, Carlo Carrenho, 14/06/2016
Daniel Fonseca se surpreendeu ao receber uma resposta a sua carta ao presidente americano

Barack Obama folheando livro sobre Muhammad Ali | © Divulgação / Pete Souza
Barack Obama folheando livro sobre Muhammad Ali | © Divulgação / Pete Souza
Daniel Fonseca é um garoto brasileiro de nove anos que vive em New Jersey, nos EUA. Algumas semanas atrás, ele resolveu escrever uma cara para o presidente Barack Obama, parabenizando-o pelo bom trabalho. E, para a surpresa de Daniel, chegou uma resposta em sua caixa postal na semana passada. Claro, trata-se de uma resposta padrão, mas ainda assim a atenção dada pela Casa Branca é impressionante. Na carta, Obama agradece o contato e enaltece a importância da geração de Daniel. Ele também enfatiza a educação: "Se você ficar focado em sua educação, eu sei que não haverá limites para o que você queira conseguir. Mas ainda mais importante é que a carta chegou acompanhada de fotos e de uma entrevista do presidente, onde ele responde o que parece ser – ou deveriam ser – as perguntas mais comuns das crianças. Entre as perguntas, esta chama a atenção: "Qual o seu livro predileto?" A resposta: "Quando eu era criança, um dos meus livros favoritos era Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak. Minhas filhas, Malia e Sasha, leram todos os livros de Harry Potter comigo e eu gostei de ler as histórias de aventura e mistério deles. Alguns de meus autores favoritos são Ralph Waldo Emerson, Mark Twain, E.L. Doctorow e William Shakespeare."

O livro favorito do garotinho Obama, Onde Vivem os Monstros, era editado pela Cosac Naify no Brasil, mas se encontra esgotado.

A atitude de Obama e da Casa Branca, de responder cartas das crianças e incentivá-las e ler é admirável. Não sei o que acontece quando uma criança brasileira escreve ao Palácio do Planalto, mas fica aqui a idéia para presidentes brasileiros, interinos ou não, responderem as cartas dos pequerruchos brasileiros com uma lista de livros prediletos. E que, claro, assim como Obama fez, se abstenham de sugerir suas próprias obras literárias.

Abaixo uma reprodução da carta e da entrevista enviadas a Daniel Fonseca:

Carta de resposta de Barack Obama para garoto brasileiro
Carta de resposta de Barack Obama para garoto brasileiro


Entrevista onde Barack Obama recomenda seus livros prediletos às crianças que lhe escrevem
Entrevista onde Barack Obama recomenda seus livros prediletos às crianças que lhe escrevem

[14/06/2016 11:50:53]