Manati encerra suas atividades comerciais
PublishNews, Leonardo Neto, 11/05/2016
Editora construiu, ao longo de 18 anos, um catálogo que inclui livros de literatura infantil e juvenil, poesia, ensaios biográficos e ensaios fotográficos

Nos próximos meses, o mercado editorial – e os leitores brasileiros – devem perder mais uma editora. É que Bia Hetzel e Silvia Negreiros, sócias na Manati, resolveram encerrar as atividades comerciais da editora cujo catálogo criado ao longo de 18 anos inclui livros de literatura infantil e juvenil, poesia, ensaios biográficos e ensaios fotográficos. Em e-mail enviado à redação do PublishNews, a dupla comentou que a decisão é para “preservar e garantir a imagem que os parceiros e, principalmente, os leitores, ajudaram a construir a Manati: uma empresa alegre e saudável, pequena e ousada, formada por profissionais do livro que não abrem mão da qualidade e dos melhores princípios empresariais”. A atual situação econômica do país pesou na decisão. “As dinâmicas impostas pelo mercado para a sobrevivência de editoras, agravadas pela crise econômica que atingiu o país e seus reflexos no mercado editorial, percebemos que não poderemos continuar a comercializar nossos títulos sem abrir mão dos nossos princípios, ou sem modificar o perfil e o porte da empresa”, disseram via e-mail.

Bia Hetzel e Silvia Negreiros com a autora Luciana Sandroni, no lançamento do livro Ludi na Floresta da Tijuca
Bia Hetzel e Silvia Negreiros com a autora Luciana Sandroni, no lançamento do livro Ludi na Floresta da Tijuca

Elas ressaltam ainda que os livros não vão sumir das livrarias de imediato. “Estamos tomando todas as providências para que eles continuem a ser encontrados como sempre no mercado livreiro e, também, para não deixar de atender às demandas de leitores, escolas, bibliotecas e instituições públicas e privadas durante este período de transição”.

Bia Hetzel e Silvia Negreiros adiantaram que, encerradas as atividades da Manati, voltarão para as atividades na área de produção editorial e que continuarão seus “esforços pessoais para fazer do Brasil verdadeiramente uma Nação Leitora”.

Tags: Manati
[11/05/2016 11:06:50]