Mudanças no layout da Feira de Frankfurt deveriam beneficiar o Brasil, mas...
PublishNews, Leonardo Neto, 16/10/2015
Novo layout da Feira trouxe as editoras de língua inglesa para mais próximo do pavilhão onde está instalado o estande brasileiro

Nesse ano, a Feira do Livro de Frankfurt experimentou um novo layout. O distante pavilhão 8, onde ficavam abrigadas as editoras de língua inglesa, foi desativado e as empresas que tradicionalmente ficavam lá, foram transferidas para o pavilhão 6. Além de deixar a feira mais compacta, a decisão mudou o fluxo de pessoas no evento. A medida agradou editores que antes ficavam no pavilhão 8. Charlie Redmayne, diretor executivo da HaperCollins do Reino Unido, disse ao Publishing Perspectives que foi uma boa decisão. “Flui melhor pelos três andares e ter o Rights Center tão perto, no andar de cima, é excelente. Nos anos anteriores, você tinha que encerrar as reuniões sempre cinco minutos antes do previsto para conseguir chegar a tempo ao próximo compromisso”, disse.

Uma outra consequência da mudança poderia beneficiar o estande brasileiro, localizado no Hall 5, bem ao lado do hall das editoras de língua inglesa. No entanto, editores instalados no espaço reclamam que do baixo movimento. Não há um posicionamento oficial da feira com relação à queda do número de visitantes, mas essa é uma reclamação recorrente nesse ano. “A nossa impressão é que se as editoras de língua inglesa não estivessem tão próximas, o movimento aqui no Hall 5 seria ainda menor”, disse Luiz Alvaro Salles Aguiar Menezes, coordenador do Brazilian Publishers (BP) e responsável pelo estande.

[16/10/2015 09:32:51]