A brasileira Alessandra Ruiz, recentemente contratada pela Sextante, ressaltou que o espaço permitiu fechar bons negócios com tranquilidade e calma: “acho que é muito bom haver um espaço como o ABC, dedicado a reuniões de negócios, com uma estrutura adequada, e separado do movimento dos stands, sempre lotados com vendas e lançamentos, já que a Bienal não é uma feira direcionada a se negociar direitos, como as feiras de Frankfurt ou Londres, e sim um evento para público final em geral”, observa.
Alessandra aponta ainda que o ABC abriu boas chances de negócios: “é uma oportunidade única em que todo o mercado editorial está reunido, tornando-se uma ocasião propícia para esse tipo de encontro, principalmente nos últimos anos, em que o Brasil é visitado por agentes e editores estrangeiros, e também quando os agentes brasileiros podem encontrar os editores reunidos em um só local”.
Outro brasileiro que usou o espaço foi Rafael Schaffer, da Ubiqui, plataforma de gestão de metadados. Ele aproveitou a Bienal para lançar o quinto módulo de gestão da plataforma apelidado de Backup na Nuvem, criado para garantir acessibilidade e segurança para as editoras. Cada produto cadastrado no sistema passou a ter até 1GB de armazenamento para guardar ali todas as informações referentes à obra. “Essa ferramenta protege o acervo de eventuais problemas como perda de arquivos e problemas com servidores locais, pois está alocado na nuvem. Além disso, permite o acompanhamento contínuo dos arquivos que competem a cada livro e sua versão juntamente com os metadados”, explicou ao PublishNews. Segundo Rafael, a participação da Ubiqui no ABC foi especialmente importante para consolidar contatos e se relacionar com os principais players do mercado editorial. “A nossa participação trouxe uma perspectiva muito positiva para os nossos negócios, pois muitos contatos foram iniciados com a proposta de dar continuidade após o encerramento do evento. Durante nossas conversas, percebemos que o mercado está ávido por mudanças tecnológicas e carente de ferramentas que otimizam suas operações”, observou.
A Feira do Livro de Frankfurt e a Bienal do Rio já fecharam acordo para garantir que nas próximas três edições do evento tenham um espaço dedicado ao ABC. Procurada a Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pela Bienal de São Paulo, disse que boas ideias são sempre bem-vindas e que estuda implantar a novidade na Bienal paulista também.