Livros e refugiados
PublishNews, Leonardo Neto, 08/09/2015
Associação dos Editores e Livreiros da Alemanha, Feira do Livro de Frankfurt e LitCam lançam projeto para dar a refugiados acesso a livros

A Europa tem vivido um dos maiores desafios da sua história desde a Segunda Guerra Mundial: dar conta do crescente número de refugiados que aportam no continente diariamente. Acreditando que esses refugiados precisam de acesso a bens culturais, além de moradia e alimentação, a Associação de Editores e Livreiros da Alemanha, a Feira do LIvro de Frankfurt e o LitCam estão lançando uma iniciativa conjunta para dar assistência aos refugiados. Com o slogan “Books say welcome”, a ação dará acesso rápido a materiais educacionais e de leitura. No núcleo do programa, está a instalação de cantos de leitura e de aprendizado nas imediações das habitações de refugiados. O lançamento do programa acontece justo no Dia Internacional de Alfabetização, comemorado hoje (8). A iniciativa é patrocinada pelo autor e especialista em Oriente Médio, Navid Kermansi que receberá o Peace Prize da Associação de Editores e Livreiros da Alemanha. “O número de refugiados tem crescido no mundo. E, nas imediações da Europa, a guerra, a ilegalidade, o deslocamento, os assassinatos em massa, estupro sistemático e limpeza étnica estão devastando países inteiros - assim como a Europa experimentou em sua própria história. Não podemos nos calar. Os refugiados precisam de proteção, ajuda e apoio ", declarou Kermani.

Os cantos da leitura serão instalados em áreas de cidades onde há um grande número de refugiados. Centros educacionais, escolas de línguas e outras instituições são locais em potencial para instalação do projeto. As bibliotecas montadas serão abastecidas com livros e materiais educacionais – não só em alemão. Editores e especialistas em alfabetização vão selecionar os materiais. Para saber mais da iniciativa e fazer doações, clique aqui.

[08/09/2015 11:29:37]