Publicidade
Publicidade
Lista de mais vendidos digitais: o desafio está lançado
PublishNews, Camila Cabete, 01/09/2015
Camila Cabete, a nossa KoboWoman, explica as dificuldades em se criar uma lista dos e-books mais vendidos

Muita gente se pergunta o motivo de não termos uma lista de mais vendidos de livros digitais. Entre os desafios, está no fato de as lojas terem que mostrar os números. Ninguém quer dar o primeiro passo, por vários motivos. Entre eles o de se referirem a números baixos comparados ao impresso. Mas os números são baixos por outro motivo que não a falta de venda e tentarei explicar o quanto uma lista de mais vendidos digital é complexa.

Imagine-se entrando na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Paulista. A minha livraria favorita e com um acervo gigante! O que vai comprar lá? Você será influenciado por uma série de coisas. A bancada dos lançamentos, das sugestões, das promoções etc. Por maior que seja “a loja”, você tem um limitador físico. Conclusão: você vai comprar o que estiver lá na loja e te chamar a atenção.

Agora entre na loja da Kobo, por exemplo. Você vai ter as "bancadas virtuais" lógico, mas vamos supor que você compre um livro que a bancada te apresentou. Aí o diabinho dos metadados ao colocar o livro no carrinho, te sugeriu mais outro, só que não somente levando em consideração os lançamentos, mas a categoria, o autor, a série etc. Agora imagine isso numa loja digital sem o limitador físico, com estoque infinito.

Agora, imagine o seguinte: cada loja tem uma vizinhança e um perfil de cliente. Assim como nas lojas físicas, no digital isso se repete. Se você clicar nos mais vendidos nas lojas de e-books vai tomar um susto, pois além de poucos best-sellers, você vai ver livros que nunca ouviu falar. A lista de cada loja difere nos títulos... Coisas que não acontece muito com as listas dos impressos das lojas físicas. Resumindo, o que mais vende na Kobo é diferente do que mais vende na Apple e assim por diante.

Toda esta encenação foi para dizer que a lista de mais vendidos das lojas tem a cauda longa a ser considerada. Nas lojas digitais vende-se muito mais cauda longa do que best-seller. Temos uma lista infindável de livros que num mês vendeu somente um exemplar. Por isso a quantidade dos best-sellers parece tão inferior ao físico, e na verdade é mesmo. Mas no total de vendas esta realidade não se aplica. Olha que louco! Diante disso, como fazer uma lista de mais vendidos eficiente para o livro digital, levando em consideração todo o mercado com suas particularidades e mais a cauda longa? Hein, hein?!

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Cada livro tem sua própria voz.
E. L. Doctorow
Escritor norte-americano
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar