Saraiva e Record demitem
PublishNews, Redação, 11/08/15
Entre os demitidos estão Daniel Louzada (Saraiva) e Sérgio França (Record)

Sede do Grupo Editorial Record no bairro de São Cristovão, Rio de Janeiro | © Patricia Valverde
Sede do Grupo Editorial Record no bairro de São Cristovão, Rio de Janeiro | © Patricia Valverde
A Saraiva e a Record fizeram demissões no começo dessa semana. Na Saraiva, o PublishNews apurou que ocorreram entre oito e nove demissões e na Record foram pelo menos sete demitidos entre os profissionais (o corte total ficou entre 20 e 30 demissões, muitos deles, segundo a editora, estagiários). A saída mais comentada é a de Daniel Louzada, até então gerente comercial do braço varejista da Saraiva. Por e-mail, Louzada disse ao PublishNews que os 17 anos que passou na Saraiva foram uma escola. “Tenho orgulho do expressivo crescimento da área que geri nos últimos oito anos, assim como da idealização de iniciativas em parceria com editores como a coleção Saraiva de Bolso. Acredito que essas e outras ações comerciais que valorizaram, a um só tempo, resultado, catálogos e o acesso à leitura a mais pessoas formam um pequeno legado que pude ajudar a construir com muitos colegas nesse período”, declarou.

Além de Louzada, o PublishNews apurou que a Saraiva demitiu ainda: Marcia Lima (diretora de Planejamento Comercial), Ricardo Carvalhal (diretor de Negócios Corporativos), Lilia de Paula Vieira (diretora de RH), Joilson Lisboa (gerente de Planejamento Comercial) e Eduardo Bodo (gerente de Novos Negócios). A Saraiva não confirma e nem nega as informações. Diz apenas que são movimentações normais em uma grande empresa que está em momento de transição e que os “desligamentos pontuais na Saraiva fazem parte da estratégia da companhia em busca de maior competitividade e desenvolvimento sustentável de sua operação de varejo, diante do atual cenário macroeconômico mais desafiador”. Ainda de acordo com a apuração do PublishNews, Isabelle Laborde (ex-compradora da B2W e ex-gerente comercial da Nova Pontocom) assumirá uma posição no departamento comercial da casa. Informação também não confirmada pela Saraiva.

Na Record, deixaram a casa Sergio França – que tinha 16 anos de Record –, Lucas Bandeira de Mello, Denis Rubra, todos do editorial, e ainda houve cortes entre os revisores, designers e equipe de produção. Por telefone, Sonia Jardim, sócia e diretora da casa, confirmou as demissões. “A previsão de resultado desse ano aponta para queda no faturamento em relação ao ano passado. A decisão foi de preservar os dedos e deixar alguns anéis irem”, explicou Sonia. Por comunicado, o Grupo Editorial Record informou que promoveu uma reestruturação em seu quadro de funcionários “visando a uma adequação ao momento de retração econômica e do mercado literário, que enfrenta o corte de compras de livros pelo governo e registra faturamento abaixo da inflação neste ano”. No mesmo comunicado, o grupo informa que editorias foram reagrupadas e o número de lançamentos foi redimensionado para uma média de 40 títulos mensais.

[11/08/2015 11:13:51]