Publicidade
Publicidade
Salon du Livre: igual aos outros, mas diferente
PublishNews, 01/04/2015
Felipe Lindoso visitou o Salão do Livro de Paris e conta o que viu por lá

O Salon du Livre de Paris, que este ano homenageou o Brasil e serviu de palco para apresentação de dezenas de autores brasileiros, mesas redondas, apresentações várias – e permitiu que vários autores viajassem para outras cidades, como extensão da programação – é uma feira que, sob muitos aspectos, é bem parecida com nossas bienais. Mas com algumas diferenças marcantes.

Estive ali para participar de dois eventos. O primeiro foi uma mesa redonda para apresentação do programa Conexões Itaú Cultural – Mapeamento Internacional da Literatura Brasileira, do qual sou um dos curadores, juntamente com o Professor João Cezar de Castro Rocha, que também estava presente em Paris. A segunda atividade foi a mesa redonda de apresentação do número 6 da Machado de Assis Magazine, publicação co-editada pela Biblioteca Nacional e pelo Itaú Cultura, da qual sou o editor.

Foram duas mesas interessantes. Na primeira, além do Prof. João Cezar e de mim, contamos com a presença do Professor Pierre Rivas, da Université Paris X – Nanterre. A surpresa foi verificar a sala – dentro do estande brasileiro – completamente lotada. Eram quase 80 pessoas, entre brasileiros que moram na França e franceses estudiosos ou interessados na cultura brasileira, inclusive vários dos mapeados do programa, como Rita Olivieri- Godet, Saulo Neiva, François Weigel e Michel Riaudet, além de outros que se prontificaram a responder ao questionário online do programa. Francamente, em eventos no Brasil, a presença nesses tipos de apresentação é geralmente bem menor.

Apresentamos aspectos gerais do programa, e das atividades do Itaú Cultural na promoção da literatura e da cultura brasileira no exterior, além de dados já extraídos de informações do banco de dados online.

Na segunda mesa, depois da abertura oficial feita pelo Ministro Juca Ferreira, apresentamos o número 6 da Machado de Assis Magazine. Além de textos em inglês e espanhol, esse número apresentou excertos de autores brasileiros também em francês. A mesa contou com a presença do Presidente da FBN, Renato Lessa; de Jefferson Assumpção, diretor da área de Livros, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, e do escritor Fernando Morais, que já teve excerto publicado em um número anterior da Machado de Assis Magazine.

Depois de participar das duas mesas, ainda na sexta-feira e no sábado, percorri o Salon para observar as presenças e suas características.

Uma primeira observação foi a de que os alunos de escolas públicas (presentes na sexta-feira), não eram tão numerosos como nas bienais e feiras brasileiras. E, mais importante, visitavam o Salon preparados pelos professores. Não se viam meninos correndo desorganizados pelos corredores. As turmas se dirigiam para estandes que, suponho, hajam sido previamente escolhidos pelos professores, para autógrafos ou palestras de escritores definidos. Uma diferença importantíssima.

Uma segunda observação foi a de que os autores presentes nos estandes – em sua esmagadora maioria – efetivamente recebiam leitores de seus livros para oferecer autógrafos. No estande brasileiro, onde se revezaram os autores presentes, certamente havia um número maior de leitores na expectativa de autógrafos dos mais conhecidos. Mas todos tiveram leitores.

Não notei estandes com saldos e preços de ocasião. Os livros de lançamento mais antigo tinham descontos, sim. Mas nada da profusão de pontas de estoque que temos visto por aqui.

Já no dia da abertura do Salon havia notado a presença de um estande com uma Expresso Book Machine em exibição. Já escrevi dois posts mencionando essa máquina de fabricação de livros, aqui e aqui.

A Espresso Book Machine é uma combinação de impressora reprográfica com máquina de acabamento, acoplada a um programa e um acervo online, e produz um livro completo em questão de minutos. Os formatos podem variar de 11,43 cm x 12,70 cm até 20,95 cm X 26,03 cm, próximo ao formato A4, que é o tamanho do papel da bandeja de alimentação.

Conversei com Jason Beatty, vice-presidente sênior de vendas e desenvolvimento de negócios da On Demand Books, que fabrica as máquinas. Ele me disse que já existem quase 300 máquinas instaladas. A maioria nos EUA, mas também na Europa. A França é um dos países que tem mais equipamentos desses instalados. E o estande da PUF – Presses Universitaires de France, no Salon du Livre, também tinha um dos aparelhos.

Segundo Beatty, já existe uma quantidade significativa de editoras que disponibilizaram os arquivos digitais para uso pela Espresso Book Machine. Instalada em livrarias, como a independente McNally Jackson, em Nova York, a Espresso é usada também por autores de auto-edição, que levam os arquivos em pen-drive, imprimem seus exemplares e os deixam arquivado na memória, para venda a possíveis outros interessados.

Aqui, o livro que imprimiram para mim, na hora. O miolo também é a cores.


No site deles existem vídeos profissionais sobre o esquema de funcionamento, mas fiz dois filmetes no celular (que podem ser acessados aqui e aqui) mostrando o funcionamento da máquina, e uma breve entrevista com um dos engenheiros que a desenvolveu.

Aqui, a máquina instalada no estande da PUF.

Levei Torelli, o presidente da CBL, até o estande, para conhecer a máquina e ver a possibilidade de trazê-la para a Bienal de São Paulo no próximo ano. Ele e o professor José Castilho Marques neto, secretário executivo do PNLL e diretor da Editora da UNESP conversaram com Jason Beatty.

Quais as dificuldades? A primeira, obviamente, é aumentar o número de títulos disponíveis. Aos poucos, nos EUA e na Europa, as grandes editoras disponibilizam os arquivos. O sistema encripta os arquivos e comunica online às editoras cada exemplar impresso, para que seja faturado à livraria. Aqui, com o conservadorismo das nossas editoras, não sei qual seria o ritmo de adoção.

Mas outro grande fator impeditivo é o preço. O modelo que estava exibido em Paris era acoplado a impressoras de última geração. O núcleo de acabamento pode ser acoplado a uma grande quantidade de modelos de todos os fabricantes: Xerox. Canon, HP, Kyocera, etc. Só que, no formato que vi, o custo, nos EUA, era de US$ 100 mil. Aqui, com os impostos, não sei quando custaria. Evidentemente o uso da Espresso Book Machine exige um plano de negócios que torne essa importação viável.

No terreno das curiosidades, notei dois estandes.

O primeiro, um estande que promovia o B-Sensory. É um programa de “leitura” de livros eletrônicos especialmente desenhado para leitoras. O programa é acompanhado de um “brinquedinho”, gentilmente denominado “Little Bird”. O “passarinho” é um vibrador, a ser devidamente colocado no orifício conveniente, e que dispara nos trechos selecionados pelo programa, com dez velocidades selecionáveis. Pelo tato sobre o texto, ou mesmo com um “sopro” da leitora, ou de seu parceiro, que pode participar do empreendimento cultural. A B-Sensory procura editoras parceiras para implantar seu programa em títulos de livros eletrônicos, que pode-se dizer que são efetivamente “enhanced”. A restrição a leitoras provavelmente é resultado de alguma motivação feminista. Qui sais-je?



No outro extremo do uso de artifícios eletrônicos, a Edition des Femmes mostrava vários exemplares de sua “Bibliothèque des Voix”, audiolivros em CD lidos por algumas atrizes e autores mais conhecidas na França.

Aqui, fotos do livro e CD de Clarice Lispector lido pela bela Fanny Ardant. Evidentemente, é coisa fina, escutar uma autora brasileiras na voz de uma das mais expressivas e belas atrizes francesas.

Agradeço os comentários ou críticas no meu blog www.oxisdoproblema.com.br

Felipe Lindoso é jornalista, tradutor, editor e consultor de políticas públicas para o livro e leitura. Foi sócio da Editora Marco Zero, diretor da Câmara Brasileira do Livro e consultor do CERLALC – Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe, órgão da UNESCO. Publicou, em 2004, O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro, pela Summus Editorial. Mantêm o blog www.oxisdoproblema.com.br. Em sua coluna, Lindoso traz reflexões sobre as peculiaridades e dificuldades da vida editorial nesse nosso país de dimensões continentais, sem bibliotecas e com uma rede de livrarias muito precária. Sob uma visão sociológica, ele analisa, entre outras coisas, as razões que impedem belos e substanciosos livros de chegarem às mãos dos leitores brasileiros na quantidade e preço que merecem.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Felipe Lindoso dá seus pitacos sobre a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro divulgada na última segunda-feira
Felipe Lindoso resgata a história do ISBN para analisar a mudança da operação do ISBN, que deve acontecer em março próximo
Em sua coluna, Felipe Lindoso chama atenção para a importância do acervo bibliográfico e documental das bibliotecas do Museu Nacional, que foram destruídas no incêndio do ano passado
Felipe Lindoso sai em defesa do casal de sebistas processado por Edir Macedo. 'Esse processo representa um atentado à liberdade de expressão tão grave quanto o veto a Miriam Leitão e Sérgio Abranches', defende.
Em sua coluna, Felipe Lindoso conta os bastidores que possibilitaram a inauguração de uma biblioteca infantil dedicada à língua portuguesa no Japão
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
O biógrafo não tem o direito de inventar, imaginar ou supor fatos.
Ruy Castro
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar