Os livros de Walcyr Carrasco
PublishNews, Leonardo Neto, 14/01/2014
O autor conta como escolhe os livros que aparecem na novela e por que parcerias com editoras não deram certo

Walcyr Carrasco é um sujeito das letras. Não só pelo seu trabalho como teledramaturgo, mais conhecido do grande público, mas também pelos seus livros e participações em eventos literários. Ele é dono de uma vasta biblioteca e se diz apaixonado pelos livros. Em entrevista ao PublishNews, ele conta como escolhe os livros que aparecem na sua atual novela, Amor a Vida, exibida pela TV Globo no horário das 21h. Conta ainda que já foi procurado por editoras que tentaram emplacar títulos na novela, mas que a coisa não andou como o esperado e que a Globo não interfere na escolha dos livros.

PublishNews - O que te levou a incluir os livros nos roteiros de Amor à Vida?

Walcyr Carrasco - Eu sou escritor de livros infantojuvenis, que publico pela Moderna, e de alguns adultos. O último foi Juntos para sempre (Arqueiro, 208 pp, R$ 24,90), que saiu pela Arqueiro. Sou apaixonado por livros, tenho uma vasta biblioteca. Acredito que a leitura muda a vida das pessoas e quis dar essa contribuição à educação brasileira: estimular o interesse pelos livros. Não pude falar dos meus, seria antiético.

PN – E como é feita essa seleção?

WC – Eu leio muito. Procurei os livros que cada personagem leria. Mas sempre dentro da literatura brasileira, buscando autores já consolidados e alguns mais jovens também.

PN - As editoras têm te procurado para tentar "encaixar" um título?

WC - Isso aconteceu muito raramente, mas nunca deu certo, porque não eram livros de autores nacionais.

PN - Como o comercial da TV Globo vê essa "merchand" gratuito que você acaba fazendo na novela?

WC - A Globo dá liberdade ao autor. Eles encaram isso como parte da contribuição social da emissora.

[14/01/2014 01:00:00]