Mario Prata encerra ciclo de encontros Autores e Ideias
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 27/09/2013
Do miniconto ao romance epistolar, projeto cobriu a literatura brasileira contemporânea

Após 9 encontros que cobriram diversos gêneros da literatura brasileira, os Encontros Autores e Ideias chegam ao fim este sábado, dia 28, às 11h, com o escritor Mario Prata. Organizado pela jornalista Mona Dorf, o projeto foi financiado pelo Proac e abordou temas como o miniconto, crônica, romance epistolar, literatura e cinema, poesia, entre outros. “Eu mesma fiquei um pouco na dúvida com essa organização por gênero, parece meio óbvia, mas deu muito certo”, conta Mona, “e deu para cobrir a cena literária brasileira contemporânea de forma bem abrangente”.

Entre os destaques do ciclo, Mona aponta o encontro com Marçal Aquino, sobre Literatura e Cinema, e o encontro sobre Miniconto com Andrea Del Fuego – ambos os eventos receberam cerca de 100 pessoas. Já o gênero Poesia, talvez por ser um tema mais hermético, atraiu apenas cerca de 30 participantes. O encontro de amanhã aproveita ainda o clima de Pauliceia Literária pela cidade. O escritor Mario Prata vai falar sobre o Romance Policial na Biblioteca de São Paulo (Parque da Juventude, Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Estação Carandiru, São Paulo).

Com o fim do Autores e Ideias, Mona prepara agora novos projetos, (o Proac não permite que o mesmo projeto seja contemplado duas vezes). Uma das ideias é fazer encontros com escritores e ilustradores da área infantojuvenil “Eles não recebem muita atenção e precisam de um espaço maior para debate”, comenta a jornalista. O outro projeto seria em Santos, chamado “Santos, Porto da Leitura”, diálogos com jornalistas escritores como Caco Barcellos, Eliane Brum, Miriam Leitão, por exemplo.

[27/09/2013 00:00:00]